Tóquio não descarta Jogos Olímpicos sem público

 
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciaram nesta segunda-feira (21) a intenção de permitir até 10 mil torcedores locais nas arquibancadas de cada evento esportivo. Isso, porém, dependerá da situação da pandemia em cada região: em caso de novo aumento no número de infecções, eventos poderão ser realizados totalmente sem público.

Desde março, o Japão luta para conter uma nova onda de Covid-19. No auge, foram 7 mil casos diários, que levaram hospitais à superlotação e forçaram o governo a adotar duras medidas restritivas. Os casos começaram a cair nas últimas semanas, o que levou o premiê Yoshihide Suga a flexibilizar as restrições em várias regiões, inclusive Tóquio.

Persiste porém o medo entre as autoridades e grande parte da população de que o trânsito de atletas e comissões esportivas possa levar a uma nova alta de infecções no país asiático.

Medo entre a população

De acordo com uma pesquisa recente, apenas 14% dos japoneses declararam apoiar a realização da Olimpíada neste verão. O evento está marcado para começar em 23 de julho.

Dos entrevistados, 59% disseram que não querem espectadores, 33% defenderam torcida reduzida, e apenas 3% apoiam uma capacidade normal nas arquibancadas durante a competição.

 
Matéria relacionada
. Pandemia do novo coronavírus faz 10 mil voluntários abandonarem Olimpíada de Tóquio

Os organizadores olímpicos dizem que medidas duras contra o novo coronavírus, como testes regulares de atletas e proibição de torcedores estrangeiros, garantirão uma realização segura do evento. Outra pesquisa mostrou que 87,7% dos entrevistados se preocupam com a possibilidade de que um fluxo de atletas e funcionários de fora espalhe o vírus no Japão, onde não mais que 8% da população já foi totalmente vacinada – uma das taxas mais baixas entre países ricos.

No início do mês, cerca de 10 mil voluntários que deveriam trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos desistiram de atuar nos eventos.

Sorteio de ingressos

Os portadores de ingressos no Japão tiveram a oportunidade de pedir reembolso por causa do adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos causado pela devastadora pandemia do novo coronavírus.

Os organizadores afirmaram nesta segunda-feira que 840 mil bilhetes haviam sido reembolsados até o momento, de um total de 4,48 milhões vendidos inicialmente.

Devido aos novos limites de público, os organizadores farão uma nova loteria para diminuir o número de espectadores para 2,72 milhões. Isso significa que cerca de 910 mil donos de bilhetes perderão a chance de ver o torneio.

Os organizadores disseram que a loteria seria realizada através de um sistema eletrônico, sem o envolvimento direto de pessoas, para garantir um sorteio justo. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.