Covid-19: agência dos EUA alerta para possível elo entre vacina da Janssen e doença rara

 
A Food and Drug Administration (FDA), agência do governo dos Estados Unidos que regulamenta o uso de medicamentos (equivalente à Anvisa), alertou para um possível vínculo entre a vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, e a síndrome de Guillain-Barré.

Foram detectados 100 possíveis casos do transtorno neurológico entre 12,5 milhões de pessoas que receberam o imunizante, o que corresponde a 0,0007% do total. Deles, 95 foram casos graves, que necessitaram de hospitalização. Uma morte foi registrada.

A FDA acrescentou o alerta à bula da vacina na segunda-feira (12), mas apontou que os dados são “insuficientes para estabelecer uma relação causal”, ou seja, que comprovem que a vacina seja a responsável direta pelo desenvolvimento dos sintomas.

Em comunicado, a Johnson & Johnson afirmou que mantém conversações com a FDA sobre o possível efeito adverso e recordou que a possibilidade de desenvolvimento da síndrome é muito baixa, como mostram os dados das autoridades sanitárias americanas.

A notícia representa um novo golpe para o imunizante da J&J, que recebeu autorização para uso emergencial em fevereiro, mas que tem um papel menor na campanha de vacinação dos Estados Unidos contra a Covid-19.

 
Distúrbio raro

A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio neurológico raro em que o sistema imunológico do corpo afeta as células nervosas, causando inflamação nos nervos, podendo provocar dor, fraqueza muscular e, nos casos mais graves, paralisia. A doença afeta entre 3 mil a 6 mil pessoas a cada ano nos Estados Unidos, mas a maioria se recupera.

O novo alerta sobre a vacina destaca que, na maioria das pessoas, os sintomas começaram dentro de 42 dias após a inoculação, embora afirme que “a probabilidade de isso acontecer é muito baixa”.

A vacina da Janssen, que é de uma só dose, já sofreu contratempos em abril, quando as autoridades americanas interromperam temporariamente sua distribuição depois que foram registrados seis casos de trombose cerebral em mulheres com menos de 48 anos que haviam recebido o inoculante, das quais uma morreu.

Embora a FDA continue monitorando a segurança da vacina em cooperação com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a entidade “continua a acreditar que os benefícios conhecidos e potenciais claramente superam os riscos”.

Já foram registrados casos de síndrome de Guillain-Barré após a administração de certas vacinas, incluindo aquelas que previnem a gripe sazonal e herpes zoster. Até o momento, nenhum sinal de distúrbio neurológico foi identificado após a inoculação com as vacinas da Moderna e da Pfizer-BioNTech contra Covid-19.

Procura por vacinas cai nos EUA

A informação chega em um momento em que a demanda por vacinas contra Covid-19 está diminuindo nos Estados Unidos, com apenas cerca de 430 mil doses sendo aplicadas por dia. A média máxima de sete dias foi alcançada em abril, com cerca de 3,5 milhões de aplicações.

Os casos de coronavírus estão aumentando novamente nos estados do centro-oeste e sul do país, onde a vacinação não avançou o suficiente, com domínio da variante delta, muito mais contagiosa. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.