Covid-19: Anvisa autoriza estudo de terceira dose da vacina da AstraZeneca

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (19) a realização de estudo clínico para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade (capacidade de provocar resposta imune) de uma terceira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

O estudo será realizado apenas no Brasil, com 10 mil pessoas que participaram do estudo inicial do imunizante e receberam as duas doses da vacina, com intervalo de quatro semanas entre elas. A terceira dose será aplicada entre 11 e 13 meses após a segunda dose.

Os participantes deverão ter entre 18 e 55 anos de idade e estar altamente expostos ao coronavírus Sars-CoV-2, como profissionais de saúde. Gestantes e pessoas com comorbidades não serão incluídas.

A pesquisa, patrocinada pela AstraZeneca, envolverá 3 mil voluntários do Rio Grande do Sul, 2,5 mil de São Paulo, 1,5 mil da Bahia, 1,5 mil do Rio de Janeiro e 1, 5 mil do Rio Grande do Norte.

 
A necessidade de uma terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 vem sendo discutida por alguns laboratórios, que sugerem haver um declínio na eficácia protetora dos imunizantes seis meses após a aplicação da segunda dose.

No início deste mês, a Pfizer e a Biontech anunciaram que planejam desenvolver vacinas de reforço diante do avanço da variante delta, inicialmente detectada na Índia e mais contagiosa.

“Como já ficou claro com base nos dados de campo coletados pelo Ministério da Saúde de Israel, a eficácia protetora da vacina contra infecções e doenças sintomáticas diminui seis meses após a segunda vacinação”, disse uma declaração conjunta das empresas. Com base nos dados disponíveis até o momento, prossegue a nota, “é provável que uma terceira dose seja necessária dentro de seis a 12 meses após a vacinação completa”.

Ao mesmo tempo, ambas as farmacêuticas creem que uma terceira dose proporcionará alto nível de proteção contra todas as variantes do novo coronavírus testadas até o momento. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.