A cidade australiana de Brisbane foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta quarta-feira (21), como sede da Olimpíada de 2032.
Brisbane recebeu 72 de 77 votos de membros do COI. Com a escolha, a Austrália se tornará o segundo país, depois dos EUA, a sediar os Jogos Olímpicos em três cidades diferentes (após Melbourne, em 1956, e Sydney, em 2000). Centenas de pessoas reunidas em Brisbane festejaram a decisão do COI nesta quarta.
“É um dia histórico não apenas para Brisbane e [o estado de] Queensland, mas para todo o país”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison. “Somente cidades globais podem sediar os Jogos Olímpicos, portanto, este é um reconhecimento adequado da posição de Brisbane em nossa região e no mundo.”
A cidade australiana foi a primeira escolhida no novo sistema de seleção. O COI reformulou suas regras de candidatura em 2019 para reduzir os custos e facilitar o processo para as cidades. Não há mais candidatas oficiais fazendo campanha antes da votação, como acontecia no passado.
Várias cidades haviam manifestado publicamente interesse em sediar os Jogos de 2032, incluindo a capital da Hungria, Budapeste; Doha, no Qatar; e a região do Vale do Ruhr, na Alemanha. Porém, sob o novo processo, Brisbane já havia saído à frente de todos as rivais em fevereiro, quando foi recomendada pelo braço executivo do COI. A cidade foi elogiada por já ter grande parte das instalações olímpicas, apoio do governo e do setor privado e clima favorável.
“Muitos governos ao redor do mundo consideram o esporte essencial para o desenvolvimento a longo prazo de seus países e regiões. O projeto olímpico de Brisbane 2032 mostra como os líderes com visão de futuro reconhecem o poder do esporte para obter legados duradouros”, destacou o presidente do COI, Thomas Bach.
De acordo com os planos examinados pelo COI, as instalações esportivas seriam divididas em três centros de competição: Brisbane (21 instalações), Gold Coast (a 65 km, com seis) e Sunshine Coast (a 85 km, com três).
A partir desta semana, Tóquio sedia os Jogos Olímpicos de 2020, adiados devido à pandemia de Covid-19. Paris será palco dos Jogos de 2024, e Los Angeles, dos de 2028. (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.