Scheffer surpreende em Tóquio e garante o bronze nos 200m livre, 25 anos após feito de Gustavo Borges

(Foto: Satiro Sodré – CBDA)

 
O gaúcho Fernando Scheffer garantiu ao Brasil a quarta medalha na Olimpíada de Tóquio ao conquistar o bronze na prova de 200 metros livre. Com excelente desempenho e administrando sua participação desde a primeira virada, Scheffer cravou 1min44s66, ficou com a terceira colocação e colocou o Brasil no pódio da modalidade 25 anos após o nadador Gustavo Borges ficar com a prata em Atlanta.

A Grã-Bretanha completou o pódio com dobradinha no Centro Aquático na manhã de terça-feira no Japão: Tom Dean ficou com o ouro (1min44s22) e Duncan Scott com a prata (1min44s26).

Nadando na raia 8, Fernando Scheffer passou à fase final com o pior tempo, mas foi estratégico ao controlar o ritmo das braçadas até os derradeiros 50 metros. Na raia 7, o coreano Sunwoo Hwang liderou boa parte da prova, mas Scheffer manteve-se na briga pelo pódio para disparar na virada final.

A medalha de bronze foi conquistada pelo brasileiro na batida, com apenas dois centésimos de segundo de vantagem para o romeno David Popovic, de 16 anos.

 
“Não sei até agora ainda (o que senti). Parece que estou travado no tempo. Quando caí para a prova, não estava pensando em tempo, colocação. Só queria fazer minha prova, colocar na água tudo que treinei e nadar feliz a cada braçada, aproveitando cada metro”, disse Fernando Scheffer em entrevista ao SporTV.

“Sempre nos preparamos pensando na medalha. Quando chega a competição, tento tirar a pressão, a cobrança por resultado. É difícil fazer isso na hora certa, mas me preparei para isso”, completou.

A trajetória de Scheffer na seleção brasileira começou em 2016, por ocasião do Mundial de piscina curta, em Windsor, no Canadá. Os primeiros grandes resultados vieram em 2018, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quando conquistou o ouro no revezamento 4x200m e nos 200m livre.

Estreante em Jogos Olímpicos, Scheffer chegou a Tóquio sem ser considerado favorito à medalha, mas surpreendeu e colocou seu nome na história da natação brasileira.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.