Ator e dublador, Orlando Drummond, o “Seu Peru” da Escolinha, morre no Rio de Janeiro aos 101 anos

 
Ator, humorista e dublador, Orlando Drummond morreu nesta terça-feira (27) aos 101, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Drummond estava em sua casa no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, desde 12 de junho, quando deixou o hospital após tratamento contra infecção urinária.

Além do papel que o tornou conhecido nacionalmente, o intrépido “Seu Peru” da Escolinha do Professor Raimundo, Drummond deu voz a personagens de animações conhecidas do público. Eram do dublador as vozes marcantes de personagens como Popeye, Scooby-Doo, o Gargamel dos “Smurfs” e o Vingador de “Caverna do Dragão”.

Nos anos 1950, foi o primeiro dublador contratado pela Herbert Richers, maior estúdio de dublagem do País. Seu primeiro trabalho foi o sargento Garcia, série “Zorro”. Também deu voz a personagens icônicos como Patolino e Frajola. Orlando Drummond também participou ativamente da dublagem de filmes, tendo vociferado as falas de atores como Gary Cooper, Cary Grant e Gene Hackman.

Nascido no Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1919, Drummond era contrarregra na Rádio Tupi quando foi descoberto anos 1940, ele era contrarregra na Rádio Tupi quando foi descoberto pelo ator Paulo Gracindo (1911-1995), que o convidou para participar de programas humorísticos. Anos mais tarde, em 1946, passou a trabalhar como radioator em tempo integral.

 
Em 2019, foi homenageado no Carnaval por um bloco de rua do Rio de Janeiro. O tema era “Dublando Drummond 100 Anos”.

O ator Marcos Caruso, que na nova fase da “Escolinha” assumiu o papel de “Seu Peru”, lamentou a morte de Drummond em postagens publicadas nas redes sociais. “Obrigado, Orlando Drummond, pela tua arte e exemplo de 101 anos de vida lúcida e plena de energia”, escreveu.

Em vídeo enviado ao Jornal Nacional, Caruso declarou: “Quando nós vemos que Orlando Drummond teve até os 101 anos saúde, trabalho, energia, amores, amigos, aplausos e lucidez, nós só temos a dizer: Obrigado, amigo, pelo exemplo.”

A informação da morte de Orlando Drummond foi confirmada pela TV Globo no início da noite. “Amigos, familiares e todos os fãs que conquistou pela voz e a atuação emblemáticas ao longo de quase 80 anos de carreira se despedem de um grande talento da TV brasileira”, destaca o comunicado divulgado pela emissora carioca.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.