Covid-19: milhares protestam na França contra passe sanitário

 
Mais de 200 mil pessoas se manifestaram neste sábado (31) em mais de cem cidades francesas contra a exigência de passe sanitário no país. Esse foi o terceiro fim de semana consecutivo de protestos contra a medida na França.

De acordo com o Ministério do Interior francês, 204.900 pessoas participaram dos protestos, um aumento em relação aos 110 mil e 160 mil manifestantes registrados em 17 e 24 de julho. Houve novamente registro de confrontos. Pelo menos 19 pessoas foram detidas e três policiais ficaram feridos.

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou no dia 12 de julho a utilização do passe sanitário para o acesso a inúmeras atividades culturais e sociais, além de bares e restaurantes. A medida já começou a ser aplicada parcialmente neste mês e deve ser ampliada no início de agosto.

O documento traz um código QR que, ao ser escaneado na entrada do estabelecimento, informa se a pessoa está completamente vacinada contra Covid-19, se teve a doença nos últimos seis meses ou se tem um teste negativo para o novo coronavírus feito nas últimas 48 horas.

A partir de agosto, o passe sanitário também será obrigatório para frequentar bares e restaurantes, entrar em grandes centros comerciais, visitar hospitais e casas de repouso e utilizar transporte público de longa distância (aviões, trens, ônibus e barcos).

 
Protestos

Cerca de 14 mil pessoas se manifestaram em Paris, onde vários protestos foram convocados e eclodiram confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

Antes de uma dessas manifestações, Jérôme Rodrigues, figura conhecida na revolta dos “coletes amarelos”, criticou, sem apresentar provas, “os membros do governo e da imprensa que vendem a eficácia da vacina, sem que haja comprovação”.

Mais de 3 mil policiais foram mobilizados na capital francesa, onde ocorreram incidentes na semana passada na luxuosa avenida Champs Élysées, cujos acessos foram bloqueados neste sábado.

Neste fim de semana, foram convocadas manifestações em cerca de 150 cidades francesas para protestar contra o passe sanitário medida apoiada pela maioria dos franceses, de acordo com as pesquisas. Levantamento Ipsos-Sopra Steria elaborado à época da aprovação da medida mostrou que 62% dos franceses apoiam o passe.

Frases como “Eu sou o Judas de Macron”, “Vacine-me contra o fascismo e o capitalismo” e “Mídia mentirosa! Queremos a verdade” eram exibidas nas faixas dos manifestantes em Rennes (Bretanha, noroeste), onde cerca de 2.900 pessoas se concentraram no início da tarde. Mais de 20 mil pessoas protestaram em cidades no sudeste da França, especialmente em Montpellier (8.500) e Nice (6.500).

Os deputados e senadores franceses finalmente aprovaram no último fim de semana a lei que estende o uso do passaporte sanitário.

A França, que esta semana ultrapassou 50% da população vacinada, enfrenta um aumento na circulação do coronavírus, com mais de 24.300 novos casos registrados na sexta-feira (30).

De acordo com levantamento realizado no âmbito da pandemia no país, as pessoas que não se vacinaram contra Covid-19 representam cerca de 85% dos internados na França e 78% das mortes causadas pelo novo coronavírus. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.