TSE abre inquérito e aprova notícia-crime contra Bolsonaro por ataques e ameaças ao sistema eleitoral

 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta segunda-feira (2), por unanimidade, a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro em razão dos seguidos ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. A sugestão de abertura de inquérito partiu do corregedor-geral Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão.

O tribunal também decidiu enviar notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que chefe do Executivo seja investigado no inquérito das “fake news”.

Todos os ministros da Corte eleitoral votaram a favor da instauração da apuração de ofício, ou seja, sem solicitação da Procuradoria-Geral Eleitoral, a exemplo do que o STF fez em relação ao inquérito das “fake news”, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

 
Coube ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, sugerir o envio de notícia-crime para investigar a “live” em que Bolsonaro prometera apresentar provas de fraudes nas urnas eletrônicas, mas na transmissão acabou recuando, como sempre.

Em relação ao inquérito no TSE, Barroso afirmou que a investigação tomará o depoimento de todas as “autoridades” que atacarem o sistema eleitoral, além de eventuais medidas cautelares, o que significa expedir mandados de busca e apreensão e outras ações que garantam as apurações.

A abertura do inquérito em questão tem como base “relatos e declarações sem comprovação de fraudes no sistema eletrônico de votação com potenciais ataques à democracia”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.