Após polêmica, Bolsonaro convida autoridades do Judiciário e do Legislativo para ver desfile de blindados

 
Depois da repercussão negativa gerada pelo desfile militar programado para terça-feira (10), na Esplanada dos Ministérios, o presidente Jair Bolsonaro usou suas contas nas redes sociais para convidar autoridades do Judiciário e do Legislativo para o evento, que terá como ponto alto o estacionamento de veículos bélicos em frente ao Palácio do Planalto.

O evento acontece no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados discutirá e votará em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, rejeitada pela comissão especial na última semana. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que disse se tratar de uma “trágica coincidência”, avalia a possibilidade de adiar a votação. Caso isso se confirme, o Legislativo se colocará de joelhos diante de um governante que diariamente, desde a posse, atenta contra a democracia.

“Sr. Presidente do … STF, Câmara Federal, Senado, TCU, TSE, STJ, TST, Deputados, Senadores… : Como ocorre desde 1988, a nossa Marinha realiza exercícios em Formosa/GO. Como a tropa vem do Rio, Brasília é passagem obrigatória. Muito me honraria sua presença amanhã na Presidência (08h30), onde receberei os cumprimentos da Força e lhes desejarei boa sorte na missão”, escreveu Bolsonaro, que, ao final da publicação, fez questão de lembrar que é o “Chefe Supremo das Forças Armadas”.

Que o presidente da República ignora por completo a liturgia do cargo todo brasileiro coerente já sabe, mas usar as redes sociais para convidar autoridades de outros Poderes para um evento que serve para embalar seus devaneios golpistas é demais. Além disso, a recepção de autoridades no Palácio do Planalto não consta da agenda oficial de Bolsonaro.

A Marinha, força responsável pela organização do evento, disse que o desfile militar foi programado muito antes de a PEC do voto impresso ser pautada para votação na Câmara dos Deputados. Considerando que Bolsonaro é um déspota convicto, não se deve descartar a possibilidade de a apresentação de veículos militares na Esplanada dos Ministérios ter sido organizada às pressas e nos últimos dias.

 
O descabido desfile tem o objetivo de entregar ao presidente da República e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto, convite para participar da Operação Formosa, série de exercícios militares que acontecem anualmente na cidade goiana de mesmo nome. Em anos anteriores, os convites foram entregues nos respectivos gabinetes das autoridades, sem qualquer viés golpista.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (9), a Marinha informou que “a entrega do convite ao presidente da República foi planejada para contemplar um comboio composto de algumas das principais viaturas, cujo total da Operação é 150, e que iniciaram o deslocamento para o Planalto Central desde o dia 8 de julho”.

“Desse comboio, 14 viaturas ficarão em exposição durante esta terça-feira, em frente ao prédio da Marinha na Esplanada dos Ministérios. Os eventos buscam valorizar e apresentar à sociedade brasileira o aprestamento dos meios operativos da nossa Marinha”, completa a nota.

Em meio à múltipla crise acirrada pela pandemia de Covid-19, que está longe do fim, o brasileiro não está interessado em conhecer equipamentos militares, exceto os apoiadores do presidente da República que defendem o golpe. A sociedade, como um todo, quer saber como o governo Bolsonaro resolverá o desemprego, a crise econômica e os gravíssimos problemas que afetam a educação e a saúde públicas.

Quando o UCHO.INFO, ainda nas eleições de 2018, afirmava que Jair Bolsonaro, caso eleito, em algum momento tentaria dar um “cavalo de pau” na democracia, os incautos se prestaram a nos atacar, como se não conhecêssemos a trajetória do adorador de ditadores e torturadores. O tempo passou, a verdade veio à tona e os detratores de então despareceram.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.