Prêmio Nobel de Química vai para alemão e escocês por organocatálise

 
O Comitê do Prêmio Nobel anunciou nesta quarta-feira (6) que os vencedores da categoria Química são o alemão Benjamin List (à esquerda na imagem) e David MacMillan, nascido na Escócia, pelo trabalho no método para a criação de moléculas orgânicas chamado organocatálise assimétrica.

Segundo o Comitê do Nobel no Twitter, os usos dessa ferramenta incluem a pesquisa de novos produtos farmacêuticos, além de ajudar a tornar a produção de químicos “mais verde”.

Os métodos desenvolvidos pelos dois cientistas em 2000 ajudam a acelerar reações químicas para a construção de moléculas. A organocatálise teria se desenvolvido de forma muito rápida, disseram membros do Comitê do Nobel em coletiva de imprensa após o anúncio. Com as reações aceleradas, pesquisadores podem criar uma variedade de produtos de forma mais eficiente – de remédios a moléculas que conseguem capturar luz em painéis solares.

 
List trabalha atualmente no Instituto Max Planck e MacMillan, na Universidade de Princeton. Os dois nasceram em 1968.

Desde sua criação, em 1901, o Prêmio Nobel de Química foi entregue a 185 pesquisadores diferentes. O britânico Frederick Sanger recebeu a honraria duas vezes. Sete mulheres, entre elas Marie Curie, em 1911, também foram agraciadas. Curie descobriu os elementos radioativos polônio e rádio.

Em 2020, o Nobel de Química foi entregue à francesa Emmanuelle Charpentier e à americana Jennifer A. Doudna pelo desenvolvimento de uma ferramenta de edição genética que pode alterar o DNA, método considerado revolucionário na ciência.

Nos próximos dias, o Comitê do Nobel ainda vai anunciar os laureados nas categorias Literatura, Economia e Paz. A entrega do prêmio ocorre no dia 10 de dezembro em Estocolmo. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.