Prêmio Nobel de Literatura vai para o escritor Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia

 
O Prêmio Nobel de Literatura de 2021 será entregue ao escritor Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, “por seu mergulho rigoroso e compassivo nos efeitos do colonialismo e no destino de refugiados presos no golfo entre culturas e continentes”, segundo anúncio do Comitê da honraria em Estocolmo.

Gurnah nasceu na ilha de Zanzibar em 1948, mas fugiu para a Inglaterra nos anos 1960. Até sua aposentadoria recente, foi professor de Inglês e Literatura Pós-Colonial na Universidade de Kent, em Canterbury.

A obra de Gurnah engloba dez romances, incluindo “Paradise” (Paraíso), que ficou entre os finalistas dos prêmios Booker e Whitbread de Literatura em 1994.

A Academia Sueca citou sua “dedicação à verdade e sua aversão à simplificação”, acrescentando que suas obras “evitam descrições estereotipadas e abrem nosso olhar para uma África Oriental culturalmente diversa e com a qual muitas outras partes do mundo não estão familiarizadas”.

O Nobel de Literatura é conhecido por ser difícil de prever e já foi entregue a poetas, autores de romances e até ao músico Bob Dylan. Este ano, foram considerados favoritos o queniano Ngugi wa Thiong’o, a escritora francesa Annie Ernaux, o autor japonês Haruki Murakami, a canadense Margaret Atwood, autora da obra transformada em série “O Conto da Aia”, e Jamaica Kincaid, escritora de Antigua e Barbuda radicada nos Estados Unidos.

 
Em 2020, a poeta americana Louise Glück recebeu o Nobel por sua “voz poética inconfundível que, com beleza austera, transforma a existência individual em universal”, segundo os juízes.

Glück foi uma escolha popular após vários anos de controvérsias. Em 2018, o Nobel de Literatura foi adiado após alegações de abusos sexuais terem abalado a Academia Sueca, que escolhe os vencedores.

Em 2019, a entrega do prêmio ao escritor austríaco Peter Handke causou protestos devido ao reiterado apoio que ele expressou à Sérvia durante os conflitos nos Bálcãs, nos anos 1990.

Na sexta-feira (8), será anunciado o vencedor do prestigioso Prêmio Nobel da Paz. Na segunda-feira (11), ficará conhecido o trabalho vencedor do Prêmio Nobel de Economia.

Os Prêmios Nobel são habitualmente entregues no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do criador da honraria, Alfred Nobel. Este ano, devido à pandemia, deverão ser entregues em cerimônias organizadas próximo ao local de moradia dos premiados e os eventos deverão ser transmitidos pela Internet. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.