União Brasil tenta atrair Moro e antecipa disputa interna no novo partido com vistas à eleição presidencial

 
A fusão do Democratas com o PSL ainda não foi referendada pela Justiça Eleitoral, o que está previsto para fevereiro de 2022, mas o novo partido, União Brasil, já vive clima de agitação de olho na corrida presidencial do próximo ano.

Em matéria anterior, o UCHO.INFO afirmou que a turbulência poderia surgir em breve na nova legenda, visto que há pelo menos dois postulantes à candidatura presidencial: Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal. Ambos são filiados ao Democratas.

Diante desse cenário, Pacheco poderá em breve desembarcar no PSD, partido comandado pelo ex-prefeito e ex-ministro Gilberto Kassab. Além disso, não se deve descartar a possibilidade de Rodrigo Pacheco fazer dupla com o ex-presidente Lula, que ainda não confirmou oficialmente sua candidatura, mas vem trabalhando nos bastidores políticos para isso.

Para complicar ainda mais um cenário de disputas internas, o recém-nascido União Brasil já admite publicamente que tenta atrair Sérgio Moro ao partido. A se confirmar esse movimento político, Moro seria candidato à Presidência pelo União Brasil. O ex-juiz disse recentemente que somente em novembro tomará uma decisão a respeito das eleições do próximo ano.

 
Matéria relacionada
. Fusão do PSL com o Democratas, novo partido pode atrapalhar plano eleitoral do presidente do Senado

O País está a um ano das eleições de 2022, mas a política nacional tende a se agitar com o passar dos dias, já que muitos são os interessados na disputa presidencial. E cada um tentará criar um cenário que lhe favoreça.

A eventual aposta do União Brasil em Sérgio Moro pode ter efeitos adversos, pois o ex-juiz da Lava-Jato não aparece bem colocado nas pesquisas eleitorais, embolado no segundo pelotão com outros candidatos, no patamar de intenções de voto de um dígito.

Moro, que por enquanto mantém domicílio eleitoral no Paraná e não está filiado a qualquer partido, precisará definir por qual estado concorrerá ao Palácio do Planalto. Além disso, contra suas pretensões políticas pesa o fato de ter ignorado os limites da lei para condenar o ex-presidente Lula no âmbito do escândalo do Petrolão.

O UCHO.INFO, que não defende atos de corrupção, pelo contrário, alertou ao longo da Operação Lava-Jato para a importância do respeito à lei ao julgar e condenar, sob pena de o acusado se transformar é vítima. E Lula há de se aproveitar dessa situação na eleição do próximo ano.

A Justiça Federal e os procuradores da Lava-Jato em Curitiba preferiram seguir o caminho de um projeto político bisonho. Em suma, o melhor que Moro pode fazer, caso queira ingressar de vez na política, é concorrer ao Senado pelo Paraná.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.