Autor de “Dancin’ Days”, “Vale Tudo” e “Anos Dourados, Gilberto morre no RJ, aos 75 anos

 
Gilberto Braga, autor de novelas memoráveis da televisão brasileira, morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos, no Rio de Janeiro. Criador de personagens e vilões inesquecíveis, Braga tem no currículo novelas como “Dancin’ Days” (1978), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003).

Bernardo Araújo, sobrinho do autor, afirmou que Braga estava internado desde a última sexta-feira (22) no hospital Copa Star, em Copacabana, após sofrer perfuração no esôfago.

Ele “vinha há alguns anos com vários problemas de saúde e passou por uma cirurgia na coluna, uma no coração e uma hidrocefalia, já vinha apresentando dificuldades para andar”, disse Araújo

“Aí ele acabou indo para o hospital na semana passada. Ele foi internado já bem mal, e lá foi constatada uma infecção generalizada por conta da perfuração no esôfago”. Completou

Entre os muitos trabalhos de Gilberto Braga na teledramaturgia, merecem destaque, além dos acima citados, as novelas “Corpo a Corpo” (1984), “Rainha da Sucata” (1990) – da qual foi colaborador – e “O Dono do Mundo” (1991), além da minissérie “Anos Dourados” (1986).

 
Braga venceu o Emmy Internacional de melhor telenovela por “Paraíso Tropical” (2008). Sua última produção foi “Babilônia” (2015), exibida pela TV Globo.

Gilberto Tumscitz Braga nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de novembro de 1945, e era casado desde 2014 com Edgar Moura Brasil. Ele cursou a Faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e trabalhou como professor na Aliança Francesa.

Foi crítico de teatro e cinema do jornal “O Globo” e estreou na emissora carioca, como autor, em 1972, com uma adaptação de “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas, para a série “Caso Especial”.

Em 1974, dividiu a autoria de “Corrida do Ouro” com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com “Escrava Isaura”.

Quatro anos depois, em 1978, estreou no horário nobre, com “Dancin’ Days”. Sua estreia em minisséries foi com “Anos Dourados”, em 1986.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.