A rainha Elizabeth II cancelou seus planos de ir à Conferência Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a ser realizada em Glasgow, na Escócia. O Palácio de Buckingham informou nesta terça-feira (26) que a monarca seguirá o conselho de seus médicos para repousar, apenas alguns dias depois de ter passado a noite em um hospital para exames.
A rainha, de 95 anos, comunicou que “lamentavelmente” decidiu não viajar a Glasgow para comparecer à recepção a líderes globais em 1º de novembro. A COP26 está agendada para ocorrer de 31 de outubro a 12 de novembro.
O herdeiro do trono, príncipe Charles, deve participar da COP26 com sua esposa, Camilla, assim como o príncipe William e a duquesa Kate. A realeza britânica tem se expressado repetidamente nas últimas semanas e meses a favor de uma proteção climática mais enérgica.
“Sua majestade está desapontada por não comparecer à recepção, mas irá fazer um discurso aos delegados reunidos, por meio de uma mensagem gravada em vídeo”, informou o Palácio de Buckingham.
A notícia foi anunciada depois que a soberana realizou audiências virtuais nesta terça-feira no Castelo de Windsor. A rainha cumprimentou os embaixadores da Coreia do Sul e Suíça durante sua primeira aparição auxiliada por tecnologia desde que foi levada ao Hospital King Edward VII, em Londres, em 20 de outubro para “exames preliminares”. Ela voltou à sua residência, o Castelo de Windsor, no dia seguinte e tem assumido tarefas leves desde então.
Descanso após série de eventos
A rainha passou por exames médicos após ter cancelado uma viagem agendada para celebrar os 100 anos da criação da Irlanda do Norte, e Buckingham disse que ela havia aceitado “relutantemente” o conselho médico para descansar alguns dias. O assunto não está relacionado à Covid-19.
Os médicos da rainha pediram que ela descanse na semana passada após a monarca ter participado de uma série de eventos agitados, incluindo audiências com diplomatas, uma recepção no Castelo de Windsor para líderes empresariais globais e corridas de cavalos em Ascot.
A visita dela ao hospital na semana passada ocorreu em meio a uma inquietação geral sobre a saúde da rainha. Dias antes, ela foi vista usando bengala em uma missa na Abadia de Westminster que marcava o centenário do Royal British Legion, instituição de caridade das Forças Armadas.
Embora ela já tenha usado uma bengala em 2003, na ocasião ela tinha sofrido uma cirurgia no joelho. O marido da rainha, o príncipe Philip, morreu em abril de 2021, aos 99 anos. Elizabeth II desfrutou de saúde robusta ao longo de sua vida, tornando-se a monarca de mais longo reinado do Reino Unido. Ela está prestes a celebrar seu Jubileu de Platina – 70 anos no trono – no próximo ano. (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.