Bovespa acompanha mercado externo e registra forte queda; dólar dispara e preço do petróleo recua

 
O principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, abriu os negócios desta sexta-feira (26) em forte queda, refletindo o nervosismo no mercado internacional diante da descoberta de uma nova variante do coronavírus, mais contagiosa e possivelmente resistente às vacinas disponíveis até o momento.

Às 11h16, o Ibovespa caía 2,93%, a 102.713 pontos. Menos de uma hora mais tarde, às 11h56, o índice da Bolsa de Valores registrava queda de 3,64%, operando a 101.957 pontos.

Ações das companhias aéreas Gol e Azul despencavam cerca de 10%, junto com os papéis da operadora de turismo CVC e da fabricante de aviões Embraer, em meio à multiplicação de casos da nova variante do SARS-CoV-2 no exterior. Já o dólar, que chegou a bater na casa de R$ 5,56, era vendido a R$ 5,59 às 20.

 
Matéria relacionada
. Covid-19: África do Sul identifica nova variante do coronavírus

Essa reação do mercado, principalmente em relação a empresas ligadas ao segmento de viagens e turismo, é compreensível, já que uma eventual retomada da pandemia impactará as atividades do setor, a exemplo do que aconteceu desde o ano passado até meados de 2021.

Na quinta-feira (25), a Bolsa fechou em alta de 1,24%, aos 105.811 pontos. Com o resultado, o Ibovespa passou a acumular alta de 2,23% em novembro. Em 2021, no entanto, o recuo do mercado acionário brasileiro é de 11,10%.

Cenário internacional

No exterior, a sexta-feira foi marcada pelo estresse generalizado no mercado, em função do anúncio da descoberta de nova variante do SARS-CoV-2. Com a notícia de que a nova cepa do coronavírus é resistente a vacinas, investidores, temendo o recrudescimento da crise econômica global, passaram a evitar ativos arriscados.

As principais bolsas internacionais operavam em queda na manhã desta sexta-feira (horário brasileiro) e os preços do barril de petróleo tinham baixa de mais de 5%.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.