Reino Unido convoca reunião urgente do G7 sobre variante ômicron do coronavírus

 
O governo do Reino Unido convocou no domingo (28) uma reunião de emergência para esta segunda-feira entre ministros da Saúde dos países que integram o G7, grupo das sete economias mais desenvolvidas do planeta, para debate sobre a variante ômicron do novo coronavírus.

“Sob a presidência britânica, foi convocada uma reunião urgente de ministros da Saúde do G7, nessa segunda-feira, 29 de novembro, para abordar a evolução da ômicron”, garante comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde e Atenção Social do Reino Unido, liderado por Sajid Javid.

O G7 é também é formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão, além da União Europeia, como convidada.

A variante ômicron, cuja detecção foi anunciada na última quinta-feira, na África do Sul, fez com que vários países anunciassem restrições de viagens que tem o sul da África como origem.

Uma especialista sul-africana que atendeu infectados com a nova cepa afirmou, entretanto, só ter observado até agora sintomas leves em casos de Covid-19 provocados pela ômicron.

Variante se espalha

O Reino Unido confirmou a detecção de três casos de infecção pela ômicron, todos ligados a viagens feitas ao sul da África.

A Alemanha registrou três casos (dois na Baviera e um em Hessen), a Itália tem uma infecção por ômicron confirmada, a Dinamarca detectou 2 casos e a Holanda confirmou 13 casos da nova variante entre 61 passageiros vindos da África do Sul que testaram positivo para Covid-19. Bélgica e República Tcheca também confirmaram um caso da nova cepa, cada um.

Outros países que relataram casos da nova variante são Hong Kong, Botsuana, Austrália, Israel, Canadá e Austrália.

 
Matéria relacionada
. Covid-19: variante ômicron representa risco global muito alto, alerta a OMS

Para tentar conter um possível aumento no número de positivos, o governo britânico já anunciou uma série de medidas, como a reintrodução da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados, testes PCR para pessoas que chegam do exterior, mesmo que vacinadas, além da aceleração do oferecimento da dose de reforço.

Dez países estão na lista vermelha de risco de contágio elaborada pelo governo do Reino Unido. São eles a África do Sul, além da Namíbia, Zimbábue, Botsuana, Lesoto, Suazilândia, Angola, Moçambique, Malaui e Zâmbia.

OMS pede fronteiras abertas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu neste domingo para que as fronteiras se mantenham abertas, em meio à multiplicação de restrições de viagens pelo mundo em relação aos países africanos por causa da propagação da nova variante do coronavírus.

“A OMS está ao lado dos países africanos e pede para que as fronteiras continuem abertas”, afirmou a agência da ONU em comunicado, apelando aos países para que adotem “uma abordagem científica” baseada na “avaliação dos riscos”.

Segundo a OMS, “é crucial que os países que são transparentes com os seus dados sejam apoiados”, já que este “é o único meio” de assegurar que “dados importantes” são recebidos “em tempo oportuno”. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.