Morre no Rio de Janeiro, aos 64 anos, a atriz Françoise Forton

 
A atriz Françoise Forton morreu neste domingo (16) no Rio de Janeiro, aos 64 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada por seu empresário, Marcus Montenegro, em rede social.

Atuando na televisão desde a década de 1960, Forton teve destaque na novela “Estúpido Cupido”, em 1976. Seus últimos trabalhos como atriz foram nas novelas “Tempo de Amar” (2017), da Rede Globo, e “Amor Sem Igual” (2019), da Record.

Também participou de tramas marcantes ao longo da carreira, como “O Semideus”, “Bebê a Bordo”, “Tieta”, “Meu Bem, Meu Mal”, “Explode Coração”, “Por Amor”, “O Clone”, “Amor à Vida” e “I Love Paraisópolis”.

Filha de um francês e uma brasileira, Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro e ganhou seu primeiro papel de destaque em 1974, na novela “Fogo sobre Terra”. Depois de um período afastada da TV, se consagrou interpretando vilãs como a Helena de “Tieta”, Caroline de “Perigosas Peruas” e a Eugênia de “Explode Coração”.

 
No teatro, se dedicou a peças românticas como “Nós Sempre Teremos Paris” e “Um Amor de Vinil”. No cinema, atuou em filmes como “Marcelo Zona Sul” (1970), “Jardim de Alah” (1988) e “Coração de Cowboy” (2018).

Há alguns anos, Françoise foi tema da exposição “Forton – A Incansável Guerreira da Arte”, que trouxe imagens guardadas pelo colecionador Marcelo Del Cima, recuperando momentos marcantes de suas 45 peças, 32 novelas, participações em minisséries e seriados, além de nove longas.

A atriz era casada com o produtor Eduardo Barata desde 2014, e deixa um filho, Guilherme, além de duas enteadas, Maria Eduarda e Maria Antônia, filhas de Eduardo.

Françoise já havia enfrentado um câncer de útero no final da década de 1980. Era casada com o produtor cultural Eduardo Barata e mãe do empresário Guilherme Viotti.

O velório acontecerá na segunda-feira (17), das 10 às 14 horas, no Teatro Tablado, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A cerimônia de cremação será das 15h às 16h15 no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju. Em rede social, o marido ressaltou a importância de usar máscara, álcool em gel e comprovante de vacinação.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.