Polônia e Ucrânia alertam para a possibilidade de Moscou usar gasoduto como “arma”

 
Como antecipou o UCHO.INFO, o Kremlin em algum momento poderá usar o fornecimento de gás a vários países europeus como “arma” na polêmica que envolve a Ucrânia, ameaçada de invasão por Vladimir Putin.

Nesta terça-feira (1), a Ucrânia e a Polônia fizeram um apelo para que a Alemanha impeça a Rússia de utilizar o gasoduto Nord Stream 2 como “arma híbrida” contra ambos os países e em especial contra a União Europeia (UE).

Em conferência de imprensa em Kiev, o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, criticou a Alemanha por estar considerando a certificação da estrutura que transportará gás natural russo diretamente para consumidores alemães através do Mar Báltico, contornando a Ucrânia.

“Não se pode expressar solidariedade com a Ucrânia com uma mão e assinar os documentos de certificação do Nord Stream 2 com a outra. Isso não está certo”, disse Morawiecki, citado pelas agências ucraniana “Ukrinform” e americana “Associated Press”.

Morawiecki acrescentou que, ao permitir a entrada em funcionamento do gasoduto, a Alemanha entregará ao presidente russo, Vladimir Putin, uma “arma que poderá utilizar para chantagear toda a Europa”.

Ele defendeu que o mundo civilizado, incluindo a Alemanha, deve “tomar todas as medidas possíveis para impedir” a utilização do gasoduto contra a Ucrânia, a Polônia e a UE.

Por sua vez, o ucraniano Denys Shmyhal disse que, “em meio a uma escalada crescente”, a Ucrânia espera “uma atitude responsável”, em especial dos parceiros alemães.

 
O Ocidente acusa a Rússia de ter concentrado 100 mil soldados próximo à fronteira com a Ucrânia para invadi-la novamente, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

Moscou nega qualquer intenção bélica, mas insiste que a Ucrânia nunca seja aceita na Otan, entre outras exigências. A Aliança Atlântica e os EUA consideram as reivindicações impossíveis.

Na coletiva, Morawiecki assegurou que Varsóvia ajudará a Ucrânia com suprimentos de gás e armamentos, como cartuchos de munição de artilharia, morteiros leves, sistemas de defesa aérea portáteis e drones de vigilância.

“Nossa parte da Europa não tem terremotos ou erupções vulcânicas. Mas, se vivermos perto de um vizinho como a Rússia, tem-se a sensação de viver no sopé de um vulcão”, disse Morawiecki.

Alertas da Comissão Europeia

Na segunda-feira (31), a Comissão Europeia já havia alertado a Rússia contra o uso de gás como arma no conflito na Ucrânia. O vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, também expressou em Kiev sérias ressalvas quanto ao gasoduto Nord Stream 2.

Segundo ele, o projeto “não é compatível com os objetivos da política energética da UE” e que não é novidade a Rússia estar usando gás “como arma”.

De acordo com Dombrovskis, a Comissão Europeia também está investigando se as ações da estatal russa de energia Gazprom estão alinhadas com o mercado. Bruxelas acusa o governo de Moscou de não aumentar os volumes de entrega, apesar do crescimento da demanda por gás natural e, assim, elevar o preço. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.