PIB cresceu 4,6% em 2021 após tomo causado pela pandemia, mas crescimento real foi de 1,3%

 
A economia brasileira cresceu 4,6% em 2021, após ter registrado tombo histórico de 3,9% com a pandemia em 2020, apontam dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta sexta-feira (4) pelo IBGE.

“Esse avanço [em 2021] recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia”, destacou o IBGE. O crescimento de 2021 é o maior desde 2010, quando o PIB registrou alta de 7,5%.

Em 2021, foram registrados aumentos, por exemplo, na indústria (4,5%), serviços (4,7%), consumo das famílias (3,6%), consumo do governo (2%) e investimentos (17,2%), mas uma variação negativa na agropecuária (-0,2%).

O crescimento do PIB do ano passado impressiona os leigos, mas deve-se considerar que a recuperação da economia brasileira, assim como de tantas outras ao redor do planeta, se deve ao buraco provocado pela pandemia. Esse cenário aponta para um crescimento real do PIB em 2021 de 1,3%, índice muito baixo.

 
Agropecuária registra queda

“A única atividade que apresentou queda foi a agropecuária. É uma atividade que a gente falava que não sofria os efeitos da pandemia e até cresceu em 2020. Mas, no ano passado, tivemos vários problemas climáticos, como a estiagem, além do embargo da China prejudicando, principalmente, os bovinos”, destacou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Por outro lado, afirmou Palis, todos os serviços presenciais registram crescimento, “mas não voltaram ainda ao patamar pré-pandemia”. “As pessoas não voltaram totalmente a consumir os serviços presenciais no nível pré-pandemia. Isso também afeta para baixo o consumo das famílias”, acrescentou.

O país saiu da recessão técnica – caracterizada por dois trimestres seguidos de retração – no quarto trimestre de 2021: avançou 0,5% em relação aos três meses anteriores, após ter registrado quedas de 0,3% no segundo trimestre e de 0,1% no terceiro trimestre. O avanço registrado nos últimos três meses do ano veio acima do esperado, segundo especialistas.

Sem fôlego

Ainda de acordo com dados do IBGE, o PIB totalizou o valor de R$ 8,7 trilhões em 2021, e o PIB per capita alcançou R$ 40.688,10, um avanço real de 3,9% em comparação com o ano anterior.

Economistas avaliam que a alta registrada em 2021 foi estimulada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das restrições para conter a disseminação da doença, que permitiram a reabertura de negócios. Mas projetam que a reação do PIB não terá muito fôlego e o indicador deverá desacelerar em 2022 – espera-se um PIB próximo de 0% no acumulado de janeiro a dezembro de 2022.

 
O cenário pessimista em 2022 pode ser explicado pelos impactos dos juros elevados, renda fragilizada e inflação persistente, empecilhos para o aumento do consumo das famílias. A tensão gerada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, somada às incertezas eleitorais no Brasil, podem ainda frear os investimentos produtivos em 2022.

Brasil fica em 21º lugar

Em levantamento feito pela agência de classificação de risco Austing Rating, o desempenho do PIB brasileiro em 2021 ficou em 21º lugar numa comparação com 34 países. De acordo com a análise, o crescimento de 4,6% ficou abaixo da média de 5,7% dos países analisados e, ainda, da média prevista para a economia global (5,9%).

O crescimento da economia brasileira em 2021 foi menor que a registrada em países como Peru (13,3%), Turquia (11%), Colômbia (10,7%), Índia (8,2%), Israel e China (8,1%), Reino Unido (7,5%), Cingapura (7,2%), França (7%) e Bélgica (6,4%).

Já alta do PIB brasileiro no ano passado foi maior do que países como Espanha (4,5%), Dinamarca (4,2%), Noruega (4,1%), Coreia do Sul (4%), Austrália (3,8%), Suíça (3,7%) e Alemanha (3,1%). (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.