Terremoto no Japão atinge Fukushima e deixa Tóquio sem luz

 
Um terremoto de magnitude 7,3 graus na escala Richter no Japão nesta quarta-feira (16) foi sentido com intensidade em Fukushima e em Tóquio, fez prédios tremerem e deixou as cidades sem energia.

Um alerta de tsunami com ondas de até um metro de altura foi emitido pelas autoridades japonesas para as regiões de Miyagi e Fukushima. A emissora pública NHK reportou ondas de 20 centímetros em algumas áreas.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o governo está trabalhando para avaliar a extensão de eventuais danos após o tremor.

A empresa de energia Tepco informou que está avaliando o impacto nos equipamentos da usina nuclear de Fukushima, cidade atingida por um terremoto e por tsunami devastadores em 2011, que causaram a morte de mais de 20 mil pessoas. O terremoto de 2011 foi de magnitude 9,0.

 
Cerca de 2 milhões de pessoas em Fukushima e Miyagi ficaram sem energia, informou a Tepco, enquanto em Tóquio 700 mil pessoas foram afetadas por um apagão. Um trem bala que levava cerca de cem passageiros chegou a descarrilhar, mas não houve relato de feridos.

Várias linhas ferroviárias de alta velocidade foram interrompidas no nordeste do país e diversas estradas foram fechadas por precaução, assim como o aeroporto de Haneda, em Tóquio.

A Agência Meteorológica do Japão disse que o epicentro do terremoto ocorreu a 275 quilômetros a nordeste de Tóquio, a 60 quilômetros abaixo do leito marinho.

A Força de Autodefesa Aérea do Japão afirmou que enviou caças da base de Hyakuri, na província de Ibaraki, ao sul de Fukushima, para coleta de informações e avaliação de danos. Não houve relatos imediatos de grandes danos ou de feridos. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.