Alemanha cogita instalação de escudo antimíssil, afirma jornal

 
O governo alemão analisa a possibilidade de instalar um escudo antimísseis sobre todo o território do país, revelou o jornal alemão “Bild am Sonntag”.

De acordo com a reportagem, a possibilidade foi levantada em reunião recente do chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, com o inspetor-geral das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr), Eberhard Zorn, sobre o uso dos 100 bilhões de euros anunciados para financiamento reservado ao Exército.

O “Bild” informou que a discussão sobre a aquisição de um ‘Domo de Ferro” (Iron Dome) se concentrou especificamente no sistema “Arrow 3”, produzido por Israel. Segundo o jornal, uma decisão ainda não foi tomada, mas o governo dos social-democratas é a favor da compra.

“Devemos nos proteger melhor contra a ameaça da Rússia. Para fazer isso, precisamos de um escudo antimísseis em toda a Alemanha rapidamente”, teria dito o relator-geral do comitê de orçamento do Ministério da Defesa, Andreas Schwarz, segundo o Bild. “O sistema israelense Arrow 3 é uma boa solução”, acrescentou.

O sistema custaria cerca de 2 bilhões de euros, de acordo com informações de segurança citadas pelo jornal, e poderia estar em operação já em 2025.

 
O que é o Iron Dome

O Domo de Ferro israelense provou ser eficaz em maio do ano passado, em mais uma escalada nos conflitos entre Israel e a Faixa de Gaza.

Uma bateria do Domo de Ferro consiste em unidade de radar e um centro de controle que pode detectar projéteis logo após seu lançamento e calcular sua trajetória e alvo. O sistema leva apenas alguns segundos para fazer a detecção, fator crucial, pois, dependendo da proximidade das pessoas da Faixa de Gaza, elas podem ter apenas de 15 a 90 segundos para buscar abrigo.

Uma bateria também tem três ou quatro lançadores de foguetes com 20 mísseis cada, caso os projéteis sejam direcionados para áreas povoadas. Os mísseis interceptores podem ser manobrados no ar. No entanto, eles não são projetados para atingir um projétil que se aproxima, mas para explodir perto dele e destruí-lo no processo. A queda de detritos, portanto, ainda pode causar danos consideráveis.

Em 2021, existiam 10 sistemas móveis Domo de Ferro em uso em Israel. De acordo com seu fabricante, Rafael Advanced Defense Systems, uma só bateria é capaz proteger uma cidade de médio porte e interceptar foguetes disparados de no máximo 70 quilômetros de distância.

O Domo de Ferro foi projetado para interceptar foguetes de curto alcance e é usado para complementar outros sistemas de Israel. O chefe da Organização de Defesa de Mísseis de Israel, Moshe Patel, disse que mais de 2.400 projéteis foram interceptados em 10 anos. (Com Deutsche Welle e agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.