Rincón, ex-jogador da seleção colombiana e ídolo do Corinthians, morre aos 55 anos em Cali

 
O ex-jogador colombiano Freddy Rincón, de 55 anos, não resistiu aos graves ferimentos provocados por um acidente de trânsito e morreu em Cali, na Colômbia, no final da noite de quarta-feira (13) – início da madrugada desta quinta-feira (14) no Brasil.

O carro em que estava o ex-meia do Corinthians e Palmeiras foi atingido por um ônibus na madrugada da última segunda-feira (11). Com traumatismo craniano, Rincón chegou a ser operado, mas não sobreviveu, informou a Clínica Imbanaco, na cidade de Cali, onde o ex-jogador estava internado.

No dia do acidente, ele passou por uma cirurgia de quase três horas na qual os médicos relataram procedimentos muito delicados.

O veículo do ex-jogador foi atingido do lado direito pelo ônibus, que chegou a ficar desgovernado depois da batida. Nas imagens registradas por câmeras de monitoramento de trânsito “parece que o sinal fica vermelho quando o ônibus atravessa e também pode ter havido excesso de velocidade” por parte do veículo ou do ônibus, informou a Prefeitura de Cali.

De acordo com as autoridades locais, ainda não foi identificado o condutor do carro no momento do acidente. Sabe-se, no entanto, que havia ao menos mais três pessoas, entre elas, duas mulheres que foram socorridas.

Rincón deixa os filhos Sebástian Rincón e Freddy Stiven. Sebástian, de 28 anos, é jogador de futebol e atua no time argentino Barracas.

 
Ídolo no Brasil e na Colômbia

Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia nasceu na cidade de Buenaventura, Colômbia, em 14 de agosto de 1966. Começou a jogar futebol no Atlético Buenaventura, clube pequeno de sua cidade natal. De lá, rumou para o Deportes Tolima e depois ganhou o cenário global do futebol.

Durante a década de 1990, Rincón jogou pelo Real Madrid, Napoli, Palmeiras e Corinthians. Ele também vestiu a camisa da seleção colombiana em três Copas do Mundo: 1990, 1994 e 1998.

Rincón é lembrado pelo gol contra a Alemanha na Copa do Mundo de 1990 na Itália, que garantiu uma vaga nas oitavas de final pela primeira vez na história da Colômbia.

Em 2000, como capitão do Corinthians, levantou a taça do primeiro Mundial do alvinegro paulistano. Em seguida, o jogador foi para o Santos e teve uma passagem pelo Cruzeiro. Em 2004, voltou ao Corinthians e, no mesmo ano, pendurou as chuteiras definitivamente.

Rincón também foi treinador de alguns times no Brasil, como São Bento, São José, Iraty e Flamengo-SP (Flamengo de Guarulhos), entre 2006 e 2011.

Acidente deixou cinco feridos

O acidente na segunda-feira deixou outros cinco feridos que têm quadro estado estável, incluindo o motorista do ônibus, que sofreu uma fratura na perna.

Segundo as autoridades, os acompanhantes de Rincón declararam que o ex-jogador estava ao volante. Em agosto de 2013, Rincón sofreu outro acidente de trânsito no qual teve várias fraturas e um ferimento na cabeça.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.