Os líderes da União Europeia (UE) felicitaram o presidente reeleito da França, Emmanuel Macron, pela vitória, logo após a divulgação das primeiras pesquisas. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a Europa poderá “contar com a França por mais cinco anos”.
“Parabéns, caro Emmanuel Macron. Nestes tempos difíceis, precisamos de uma Europa forte e uma França totalmente comprometida com uma União Europeia mais soberana e estratégica”, escreveu Michel em sua conta pessoal no Twitter.
O político belga, da mesma família política liberal de Macron, salientou que “podemos contar com a França por mais cinco anos”. No mesmo sentido, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou a reeleição.
“Caro Emmanuel Macron, gostaria de parabenizá-lo por sua reeleição como presidente da República. Espero continuar nossa excelente cooperação. Juntos, vamos fazer a França e a Europa avançarem”, escreveu Von der Leyen em sua conta oficial no Twitter.
Da Índia, onde iniciou neste domingo sua primeira viagem oficial ao país asiático, a política conservadora alemã felicitou o liberal Macron, cujo país ocupa neste semestre a presidência do Conselho da União Europeia.
Scholz telefona para parabenizar Macron
O primeiro contato de Macron com um líder internacional, após a confirmada sua reeleição, foi com o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz. Fontes do Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa, informaram que Scholz ligou para Macron para parabenizá-lo e destacou que essa conversa é um reflexo da amizade franco-alemã.
O primeiro telefonema de Macron a um líder estrangeiro após as eleições presidenciais de 2017 também foi para Alemanha, que na época era governada pela chanceler Angela Merkel.
Matéria relacionada
. Em discurso da vitória, o reeleito Emmanuel Macron defende “mudanças profundas”
Outros líderes que parabenizaram Macron foram os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da Colômbia, Iván Duque, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez.
“As francesas e os franceses se manifestaram claramente a favor do projeto democrático de Emmanuel Macron. Diante das vozes estridentes da extrema direita, propagadoras do ódio e do preconceito, a força tranquila dos democratas é mais uma vez a maioria política na França”, escreveu Fernandez em seu perfil no Twitter.
O presidente argentino, que acompanhou a mensagem com uma foto na qual aparece ao lado de Macron, acrescentou que “vozes agressivas e de confronto não são a resposta”.
“Em tempos de redefinições no cenário internacional, a vitória de Emmanuel Macron é essencial para aprofundar o multilateralismo”, ressaltou o presidente argentino.
Desde sua chegada à presidência em 2019, Fernández mantém um bom relacionamento com seu homólogo francês, com quem se encontrou em Paris em maio de 2021 como parte de uma viagem internacional para obter apoio para a renegociação da dívida argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Por sua vez, Duque garantiu que continuará trabalhando com Macron “para a proteção do meio ambiente, a segurança e o fortalecimento de nossas relações de cooperação”.
Duque descreveu Macron como “um grande amigo da Colômbia e defensor dos valores democráticos” e postou uma foto na companhia do presidente francês reeleito.
Pedro Sánchez felicitou Macron e considerou que, com sua vitória, “vence a democracia. Vence a Europa”. O chefe do governo espanhol transmitiu suas felicitações em sua conta no Twitter, na qual destacou que “os cidadãos escolheram uma França comprometida com uma União Europeia livre, forte e justa”. (Com Deutsche Welle e agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.