Após nota torpe do Exército, Bolsonaro fala em “aventura não recomendável” de indigenista e jornalista

 
A postura do governo diante do desparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, do jornal “The Guardian”, na região do Vale do Javari, no Amazonas, ratifica o status de pária internacional que o Brasil conquistou sob o comando de Jair Messias Bolsonaro.

Durante a campanha presidencial de 2018, o UCHO.INFO alertou diversas vezes para o fato de que, com Bolsonaro eleito, seriam normalizados os escândalos envolvendo o meio ambiente e a mineração ilegal, o que agora infelizmente se comprova.

Na noite de segunda-feira, quando a comunicação do desaparecimento de Pereira e Phillips às autoridades passava de 30 horas, o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA), divulgou nota de conteúdo torpe (abaixo) e marcada pelo cinismo, causando revolta nas redes sociais.

Na nota, o CMA, sem citar os nomes dos desaparecidos, a eles se referindo apenas como “um jornalista inglês” e “um indigenista”, afirmou que “está em condições de cumprir missão humanitária de busca e salvamento, como tem feito ao longo de sua história”. O comando militar completou: “Contudo, as ações serão iniciadas mediante acionamento por parte do Escalão Superior”.

A passividade criminosa do Exército indignou os que esperavam o pronto envolvimento das autoridades em caso de repercussão internacional, em que “cada minuto conta”, como afirmou Sian Phillips, irmã do jornalista britânico.

 
A alegação de que é preciso “acionamento por parte do Escalão Superior” para iniciar as buscas é uma ode à covardia, pois o Comando Militar da Amazônia tem poder de polícia, em especial nas regiões de fronteira.

Como se não bastasse o descaso oficial do Exército, nesta terça-feira (7) o presidente Jair Bolsonaro avançou no terreno da irresponsabilidade ao afirmar que Pereira e Phillips realizaram “aventura não recomendável”.

“O que nós sabemos, até o momento, é que no meio do caminho (eles) teriam se encontrado com duas pessoas, que já estão detidas pela Polícia Federal, estão sendo investigadas. E realmente duas pessoas apenas num barco, numa região daquela, completamente selvagem, é uma aventura que não é recomendável que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser um acidente, pode ser que eles tenham sido executados. a gente espera e pede a Deus para que sejam encontrados brevemente”, afirmou Bolsonaro, em entrevista ao SBT News.

Em comunicado divulgado na manhã desta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores informou que a Polícia Federal e a Marinha estão tomando “todas as providências” para localizar o quanto antes o indigenista e o jornalista. O Itamaraty ressaltou no documento que tomou conhecimento do assunto “com grande preocupação”.

Desde a chegada de Bolsonaro ao Palácio do Planalto, o governo deu início ao desmonte de órgãos de fiscalização ambiental e da Fundação Nacional do Índio (Funai), permitindo que invasores de terras, madeireiros e garimpeiros, além de traficantes de drogas. Em outras palavras, o golpista de plantão continua “passando a boiada”.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.