Viva a Imprensa Livre

(*) Gisele Leite

Desde a revogação de 2009 da última Lei de Imprensa pelo STF, estamos sem uma legislação específica para regulamentar a liberdade de imprensa. E devemos entender que uma imprensa livre é essencial para o funcionamento do Estado Democrático de Direito e a construção da sociedade livre e justa.

O direito à informação é muito importante para uma cidadania proativa e para a promoção do aperfeiçoamento constante e necessário das instituições democráticas.

As liberdades, representantes da primeira geração de direitos fundamentais, são entendidas como o direito dos cidadãos a possuir uma esfera jurídica de não intromissão dos Poderes Públicos.

As liberdades podem ser definidas podem ser divididas em quatro grandes grupos: a liberdade da pessoa física (de locomoção, de circulação); de pensamento (opinião, religião, informação, artística e comunicação); liberdade de expressão coletiva (reunião, associação) e a liberdade de conteúdo e social (livre iniciativa, autonomia contratual e liberdade de ensino e trabalho).

A data de 7 de junho é consagrada como Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e foi escolhida porque nesse dia cerca de três mil jornalistas assinaram, em 1977, manifesto exigindo o fim da censura e a instauração de uma imprensa livre no país.

Como estamos em ano de eleições, não se deixe enganar por fraudes ou fake news, notícias falsas. Verifique no site da Justiça Eleitoral e nos meios idôneos de comunicação. Todo cuidado, é pouco!

Venho parabenizar na pessoa de Ucho Haddad a relevância do trabalho da imprensa e para as conquistas da sociedade brasileira, principalmente para enfrentar os desafios da contemporaneidade.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.