Ataque a tiros deixa três mortos em shopping na Dinamarca

 
Um ataque portando arma de fogo em um shopping de Copenhague na tarde de domingo (3) deixou três pessoas mortas e quatro feridas. O suspeito, um homem de 22 anos, foi preso. Ele portava um rifle, é dinamarquês e, segundo a polícia, tinha histórico de problemas de saúde mental.

O chefe da polícia de Copenhague, Soren Thomassen, disse em entrevista coletiva que, a princípio, as vítimas parecem ter sido atingidas de forma aleatória e que não havia indícios de que se tratou de um ataque terrorista.

Foram mortos pelo atirador um homem e uma mulher dinamarqueses, ambos com 17 anos, e um homem de cidadania russa de 47 anos que morava na Dinamarca.

Os feridos são duas mulheres dinamarquesas, de 18 e 40 anos, e dois cidadãos suecos, um homem de 50 anos e uma mulher de 16 anos.

Imagens do local mostraram pessoas correndo para fora do shopping center Field’s, na capital dinamarquesa. Outras pessoas se esconderam em lojas.

Alguns vídeos que circularam em redes sociais, que a polícia diz parecerem autênticos, mostra o atirador segurando armas, fingindo gestos suicidas e falando sobre remédios psiquiátricos “que não funcionam”.

“Estrondos”

O jornal dinamarquês “Berlingske” falou com uma testemunha ocular. Ela disse que os clientes correram para deixar o shopping quando os tiros começaram.

“Foi uma loucura”, disse Chelobeth Johansen, funcionária de uma loja. Ela contou que ouviu vários tiros e pôde ver que as pessoas começaram a correr antes que ela fechasse a loja e saísse do shopping.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.