Fotografia motivou assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, afirma o MPF

 
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, na quinta-feira (21), três suspeitos pelo assassinato de Bruno Pereira, indigenista e servidor da Funai, e do jornalista britânico Dom Phillips.

Réus confessos, Amarildo Oliveira (conhecido como “Pelado”) e Jefferson da Silva Lima (o “Pelado da Dinha”) responderão pelos crimes de duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver junto a Oseney de Oliveira (o “Dos Santos”), cujo envolvimento foi apontado por testemunhas.

Um quarto suspeito, conhecido como “Colômbia”, detido pela Polícia Federal desde 8 de julho e apontado como mandante do crime, não foi incluído na denúncia.

De acordo com o MPF, o assassinato teria acontecido porque Bruno pediu a Dom que fotografasse o barco dos acusados. O MPF considera o motivo “fútil” e aponta que isso pode agravar a pena. O jornalista fazia pesquisas para um livro sobre a Amazônia.

 
Bruno e Dom foram mortos a tiros na manhã do dia 5 de junho, ao voltarem de uma expedição pelo Vale do Javari, no Amazonas, e tiveram seus corpos queimados e enterrados. Seus cadáveres só foram encontrados dez dias depois.

A região onde o crime ocorreu faz fronteira com a Colômbia e o Peru, tem a maior concentração de povos indígenas isolados do planeta e é alvo da cobiça de criminosos.

Segundo a Procuradoria, Bruno e Amarildo haviam se desentendido em outras ocasiões por causa da pesca ilegal em território indígena, que o servidor da Funai trabalhava para coibir.

“Bruno foi morto com três tiros, sendo um deles pelas costas, sem qualquer possibilidade de defesa […] Já Dom foi assassinado apenas por estar com Bruno”, afirma o Ministério Público em nota. O processo tramita em Tabatinga (AM) e a Justiça Federal retirou o sigilo dos autos.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.