Lavrov diz que Moscou pretende derrubar o governo da Ucrânia

 
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia tem o objetivo de derrubar o governo ucraniano, contrariando declarações anteriores suas sobre a guerra.

“Nós certamente ajudaremos o povo ucraniano a se libertar do regime, que é totalmente antipovo e anti-história”, disse Lavrov durante visita ao Cairo no domingo (24). Ele afirmou que russos e ucranianos viveriam juntos no futuro.

A declaração contradiz uma fala de Sergei Lavrov de abril, quando ele disse: “Não temos planos de mudança de regime na Ucrânia.” Naquela ocasião, o ministro russo afirmou que cabia aos ucranianos escolherem seu líder.

Autoridades russas vêm nos últimos dias endurecendo seu discurso sobre a guerra na Ucrânia. Na quarta-feira, Lavrov ameaçou ocupar mais áreas além da região do Donbass, no Leste da Ucrânia, onde a maior parte dos combates ocorre atualmente.

Um dos motivos apontados para essa ameaça é o envio pelo Ocidente à Ucrânia de armas pesadas com maior raio de alcance, como o sistema de mísseis Himars, produzido nos Estados Unidos. Dessa forma, seria necessário para Moscou empurrar os militares ucranianos para mais longe das províncias de Donetsk e Lugansk, que formam a região do Donbass e reconhecidas pela Rússia como independentes.

A Rússia tem como um dos objetivos da guerra que Kiev reconheça a independência da região do Donbass, assim como da península da Crimeia, ocupada em 2014 por Moscou e anexada como território russo.

 
Zelensky: ucranianos não serão intimidados

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu indiretamente à afirmação de Lavrov, em um discurso em vídeo na noite de domingo. “Só aqueles que não conhecem a história verdadeira e não compreendem seu significado poderiam decidir nos atacar”, afirmou. Por séculos, os ucranianos foram oprimidos. Eles nunca abririam mão de sua independência e não serão intimidados, disse.

“Preservar a unidade agora, trabalhando juntos pela vitória, é a tarefa nacional mais importante que precisamos realizar juntos”, disse Zelensky. Se os ucranianos conseguirem fazer isso, eles terão sucesso no que gerações anteriores fracassaram: manter a independência da Rússia, fazer da Ucrânia um dos Estados mais modernos do mundo e construir seu caminho na direção da Europa, que seria concluído com a adesão à União Europeia, afirmou.

A ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, havia rejeitado na quarta-feira, em entrevista à Deutsche Welle, a alegação da Rússia de que o envio de armas do Ocidente desempenharia um papel decisivo para que Moscou expandisse seus objetivos militares na Ucrânia. Ela disse que o Kremlin muda continuamente sua argumentação, e a atual afirmação é “mais uma peça de propaganda do lado russo”.

Frustração com a OTAN

Apesar de reforçar sua confiança na vitória dos ucranianos, Zelensky disse que um dos maiores riscos enfrentados pelo seu país hoje é o cansaço em relação à guerra por parte de países do Ocidente, que vêm enviando armas e apoio para o enfrentamento dos invasores russos.

“Todos os países têm seus temas internos. Mas é importante para a gente que as pessoas não se cansem”, afirmou Zelensky em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, veiculada no domingo.

Ele manifestou também estar frustrado com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e reclamou de os líderes de países da aliança militar não terem ouvido os alertas da Ucrânia sobre uma possível invasão russa e agido antes para tentar evitar que isso tivesse acontecido.

Zelensky disse que a OTAN deveria ter tratado a Ucrânia como a Suécia e a Finlândia, que após o início da guerra decidiram pedir adesão à aliança militar, que vem tentando ratificá-la com a maior brevidade possível. “Lamento que a OTAN não tenha nos ouvido. A OTAN deveria ter nos defendido, deveria ter nos tratado do mesmo jeito que trata a Suécia e a Finlândia”, afirmou. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.