Pesquisa Ipec aponta o ex-presidente Lula 12 pontos à frente de Bolsonaro

 
Pesquisa realizada pelo Ipec, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (15), confirma o favoritismo do ex-presidente Lula da Silva na eleição presidencial de 2022. De acordo com o levantamento, o petista poderia ganhar já no primeiro turno se a disputa fosse realizada hoje.

No principal cenário do instituto, Lula aparece com 12 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro. De acordo com os dados, Lula tem 44% dos votos totais, contra 32% de Bolsonaro. Nos votos válidos, que desconsideram nulos/brancos e eleitores indecisos, o petista tem 51,76%, contra 37,64% do atual presidente.

Bem atrás aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, a senadora Simone Tebet (MDB), com 2% e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.

Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a 1%. Roberto Jefferson (PTB) não foi incluído na pesquisa, pois o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes do anúncio oficial de sua candidatura. Eleitores indecisos somam 7%. Nos votos totais, brancos e nulos somam 8%.

Lula venceria eventual segundo turno

No caso de um eventual segundo turno, Lula aparece novamente como favorito na disputa direta com Bolsonaro. De acordo com o Ipec, o petista venceria com 51% dos votos e Bolsonaro ficaria com 35%. O instituto não testou outros cenários de segundo turno.

 
O Ipec foi criado por diretores que deixaram o Ibope após o fechamento do instituto de pesquisas. O Ipec ouviu 2 mil pessoas em 130 municípios de todo o Brasil, entre 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A última pesquisa nacional Ipec havia sido realizada em dezembro de 2021, e não pode ser comparada com a atual, já que ainda incluía pré-candidatos que desde então deixaram a disputa, como Sergio Moro e o ex-governador João Dória, de São Paulo.

A mais nova sondagem Ipec está em linha com outra divulgada no final de julho pelo Datafolha, que também mostrou ampla vantagem de Lula sobre o presidente Bolsonaro. No levantamento do Datafolha, Lula apareceu com 47% das intenções de votos totais na corrida ao Palácio do Planalto, 18 pontos à frente de Bolsonaro (PL), que somou 29%.

Considerando apenas os votos válidos – que excluem brancos/nulos – Lula apareceu no Datafolha com 52%, também podendo já vencer no primeiro turno. Bolsonaro registrou apenas 32% dos válidos. O terceiro colocado, Ciro Gomes, apareceu com 9%.

A mais nova pesquisa Ipec também sinaliza que a enxurrada de benefícios que o governo Bolsonaro implementou neste ano eleitoral não está surtindo o efeito decisivo desejado pelo Planalto nas intenções de voto, com o presidente aparecendo 12 pontos atrás de Lula a menos de 50 dias da eleição presidencial. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.