Descontrolado, Bolsonaro se irrita com pergunta sobre “rachadinhas” e ataca jornalista da Jovem Pan

 
Boa parte dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2018 acreditou nas falsas promessas de combate à corrupção, fim da “velha política”, dos privilégios e do ‘toma lá, dá cá”.

À época, o UCHO.INFO, sempre respeitando a verdade dos fatos e a história, afirmou que Bolsonaro era, como ainda é, um embusteiro populista que levaria o Brasil ao atraso e ao obscurantismo. Na ocasião, a horda bolsonarista se rebelou contra os profissionais deste site, valendo-se de alegações sórdidas e torpes para nos atacar. Como sempre, mantivemos a firmeza, acreditando que em algum momento a verdade prevaleceria.

Não foi preciso muito tempo para Bolsonaro revelar sua verdadeira face, blindando os filhos em escândalos de corrupção, fazendo acordos espúrios com o Centrão – o que há de pior na política nacional – e ameaçando as instituições, a democracia e o Estado de Direito.

Nesta terça-feira (6), véspera do Dia da Independência, Bolsonaro se irritou ao participar de entrevista ao canal da Jovem Pan, quando questionado sobre o esquema criminoso das “rachadinhas” e a compra de dezenas imóveis com dinheiro vivo.

Como sempre, o presidente da República não se conteve a passou a ofender e agredir verbalmente a jornalista Amanda Klein, que fez a pergunta. Visivelmente transtornado – talvez seja o caso de tratamento psiquiátrico – Bolsonaro rebateu: “Amanda, você é casada com uma pessoa que vota em mim. Não sei como é o teu convívio com ele na sua casa”.

O chefe do executivo ignora o fato de ser uma pessoa pública, que como tal deve explicações de seus atos. Quem não quer ter a vida analisada com lupa deve evitar escândalos ou se recusar a ocupar cargos públicos.

Depois de classificar a pergunta da jornalista como “leviana”, Bolsonaro passou para as ameaças. Disse o presidente que pediria a certidão dos imóveis do marido de Amanda (ela é casada com o empresário Paulo Ribeiro de Barros) para saber se as transações imobiliárias foram realizadas com dinheiro em espécie.

 
“Se pegar os bens do seu marido… Eu vou pedir, Amanda, respeitosamente, uma certidão do seu marido, no fórum, se por ventura ele tenha casas, imóveis, e quero ver, na escritura, quando ele comprou, se está escrito moeda corrente ou não. E aí, Amanda, vai estar escrito moeda corrente? Você vai falar o quê?”, ameaçou.

Durante a entrevista, Bolsonaro afirmou que a jornalista deseja classificá-lo como “corrupto”. “Você quer me rotular de corrupto, Amanda?”, questionou.

“Se a Folha faz essa investigação sem pé nem cabeça para me atingir, me perseguem há mais de quatro anos, agora você, da Jovem Pan, vai querer endossar a Folha de S.Paulo, disse o presidente, confundindo o jornal com o portal de notícias UOL.

Não contente com as grosserias e a tentativa de intimidação, Bolsonaro mais uma vez mencionou o marido da jornalista. “Amanda, você está convidada a conhecer minha mansão na vila história de Mambucaba, que vale, segundo a Folha [SIC], milhões de reais. Vá lá conhecer, você é casada com uma pessoa bem-sucedida economicamente, eu te vendo hoje a casa que vale milhões de reais. Você vai acreditar na imprensa, Amanda?

Jair Bolsonaro nutre desmedida ojeriza pelo trabalho da imprensa, por isso ataca jornalistas, em especial as mulheres, misturando descontrole, ódio e misoginia. No debate transmitido pela Band, o presidente atacou a jornalista Vera Magalhães, que formulou pergunta sobre a pandemia de Covid-19 e a atuação do governo no combate à doença.

Em 2020, Bolsonaro ofendeu a jornalista Patrícia Campos Mello ao fazer insinuações existas – acabou processado e condenado a pagar indenização. Em 2019, afirmou que a jornalista Miriam Leitão mentiu ao dizer que foi torturada durante a ditadura militar, regime que Bolsonaro exalta e tenta novamente implantar no País.

Resumindo, Jair Bolsonaro é um delinquente intelectual que flerta diuturnamente com o autoritarismo, por isso não aceita ver os escândalos envolvendo familiares serem divulgados pela imprensa. É preciso dar um basta a esse ensaio do golpe!


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.