Guru da ultradireita dos Estados Unidos, Steve Bannon se entrega à Justiça em Nova York

 
Ideólogo da ultradireita norte-americana, Stephen Kevin “Steve” Bannon, ex-estrategista-chefe de Donald Trump, se apresentou nesta quinta-feira (8) à Justiça de Nova York.

A procuradoria da cidade revelou pouco depois peça de acusação formal contra Bannon, de 68 anos, por lavagem de dinheiro, conspiração e fraude em relação a um suposto esquema de arrecadação de fundos para ajudar a construir um muro ao longo da fronteira entre Estados Unidos e México.

Foram seis acusações, uma por fraude, duas por lavagem de dinheiro e três por conspiração, feitas pelo procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, e pela procuradoria-geral de Nova York.

Os procuradores dizem que embora Bannon tenha prometido que todas as doações iriam para a construção do muro, ele esteve envolvido na transferência de centenas de milhares de dólares para entidades terceiras as quais usou para canalizar pagamentos para duas outras pessoas envolvidas no esquema.

O documento não cita essas pessoas pelo nome, mas os detalhes coincidem com os de Brian Kolfage e Andrew Badolato, que alegaram ser culpados de acusações federais em abril.

 
Perdão de Trump

“É um crime obter lucro mentindo para os doadores, e em Nova York, você será responsabilizado”, disse Alvin Bragg, em comunicado.

Promotores de Manhattan também acusaram a WeBuildTheWall, Inc., a entidade sem fins lucrativos com que Bannon e seus ex-co-réus costumavam solicitar doações.

Bannon chegou a ser preso em agosto de 2020, acusado junto com outros três protagonistas de ter fraudado e desviado parte dos US$ 25 milhões em doações que recebera para construir o muro.

Ele nunca foi julgado, pois o presidente Trump o perdoou em 19 de janeiro de 2021, um dia antes de deixar a Casa Branca e passar o cargo para o democrata Joe Biden.

No entanto, o indulto “preventivo” se aplica a possíveis crimes federais, mas não a crimes estaduais, pelos quais Bannon está sendo acusado neste caso. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.