Charles III discursa no Parlamento britânico e promete respeitar princípios constitucionais

 
Em seu primeiro discurso ao Parlamento britânico, o rei Charles III prometeu nesta segunda-feira (12) “seguir fielmente” o exemplo dado pela rainha Elizabeth II, e respeitar os “princípios constitucionais”.

Na cerimônia, o monarca homenageou sua mãe, que morreu aos 96 anos na quinta-feira: “Quando muito jovem, Sua Majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os princípios do governo constitucional que estão no cerne da nossa nação. Ela manteve esse juramento com devoção insuperável.”

Ao lado da rainha consorte, Camilla, Chales III afirmou que seguirá o exemplo de “dever altruísta” deixado pela antecessora; “Como Shakespeare diz sobre a primeira rainha Elizabeth, ela foi ‘um modelo para todos os príncipes vivos’”, declarou.

Aos parlamentares, o novo rei ressaltou ainda que não pode deixar de sentir o peso “da história que nos cerca”, acrescentando que o Parlamento é “o instrumento vivo e o respiro” da democracia britânica.

Na cerimônia solene, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns prestaram condolências ao novo rei e homenagearam à rainha Elizabeth, descrita pelos parlamentares como uma “líder e serva de seu povo”.

 
Viagem a Edimburgo

Depois do evento, Charles III viajou para Edimburgo para acompanhar os cortejos fúnebres de Elizabeth II. O caixão da rainha deixou no domingo o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde ela morreu na quinta-feira.

Na capital escocesa, o féretro ficará na Sala do Trono do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial dos monarcas britânicos na Escócia, até segunda-feira à tarde, quando segue para a Catedral de Santo Egídio, na mesma rua, a cerca de um quilômetro de distância.

Na catedral de Santo Egídio ele ficará 24 horas, com acesso permitido à população, para quem quiser homenagear a rainha, que reinou durante 70 anos.

O caixão será transportado para Londres por avião na terça-feira, primeiro para o Palácio de Buckingham, e depois, na quarta-feira à tarde, para o Palácio de Westminster, o edifício do Parlamento. A rainha ficará em câmara ardente no Salão de Westminster, que estará aberto à população até o funeral, na segunda-feira de manhã.

A rainha Elizabeth II teve um reinado de 70 anos, o mais longo da história do Reino Unido. Após a morte da monarca, seu filho mais velho, de 73 anos, assumiu as funções de rei, como Charles III.

Ele foi formalmente proclamado, no último sábado (10), o novo monarca do Reino Unido e de 14 países que têm o ocupante da coroa britânica como chefe de Estado. A tradicional cerimônia de proclamação do novo soberano aconteceu Palácio de Saint James, no centro de Londres, e pela primeira vez foi transmitida ao vivo pela televisão. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.