Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos, Bolsonaro, 36%; segundo turno ainda é dúvida

 
A três dias da eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 14 pontos de vantagem nos votos válidos sobre o presidente Jair Bolsonaro na nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29).

De acordo com o levantamento, Lula aparece com 50% dos votos válidos – o que indica a possibilidade de vencer a disputa no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, registrou 36%.

Na última sondagem do Datafolha, divulgada em 22 de setembro, Lula já havia somado 50% das intenções de voto válidos. Bolsonaro, por sua vez oscilou um ponto para cima, tendo registrado 35% na pesquisa anterior.

Considerando a margem de erro da pesquisa – dois pontos para mais ou para menos –, Lula pode ter 48% ou 52% dos votos válidos, o que sinaliza indefinição de eventual segundo turno.

 
Nos votos totais, que incluem brancos e nulos, registrou 48% no novo levantamento – foram 47% no levantamento anterior. Bolsonaro, por sua vez, registrou 34% dos votos totais, também oscilando um ponto para cima – eram 33% na pesquisa da última semana.

O levantamento desta quinta-feira também mostrou que Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 7% para 6% nos votos válidos. Simone Tebet (MDB) ficou com os mesmos 5%.

No caso de eventual segundo turno, o petista aparece novamente como favorito na disputa direta com o atual presidente da República. Segundo o Datafolha, Lula venceria com 54% dos votos, contra 39% de Bolsonaro.

A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi realizada entre 27 e 29 de setembro e entrevistou 6.800 eleitores presencialmente em 332 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09479/2022. A margem de erro, como mencionado acima, é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.