Ipec: Lula tem 50% das intenções de voto, Bolsonaro, 43%; nos votos válidos, resultado é 54% a 46%

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto, contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com dados da pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (24).

A diferença de intenção de voto entre os dois candidatos permanece em sete pontos. Outros 5% responderam que pretendem votar em branco ou nulo, e 2% estão indecisos.

Na pesquisa anterior, divulgada há uma semana, Lula apareceu com os mesmos 50% e Bolsonaro, 43%. Nas intenções de votos válidos, que desconsidera brancos e nulos e os indecisos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%, mesmos índices do levantamento anterior.

A pesquisa foi realizada em 22 a 24 de outubro com 3.008 eleitores em 183 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No primeiro turno, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro.

O Ipec aponta que 93% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos sobre em quem votar no segundo turno. Outros 7% afirmam que ainda podem mudar de opinião.

 
Rejeição e aprovação

A pesquisa Ipec abordou também o índice de rejeição dos candidatos. Segundo o levantamento, 47% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro (oscilação de um ponto para cima em relação à pesquisa anterior), enquanto 41% não votariam em Lula (mesmo índice da pesquisa anterior).

O instituto também apontou a avaliação do atual governo. A pesquisa mostra que 40% avaliam o governo como ruim ou péssimo. Outros avaliam 36% como ótimo ou bom. A gestão é avaliada como regular por 24%.

Pesquisas x resultados

O resultado do primeiro turno surpreendeu e gerou críticas a institutos de pesquisa, já que os últimos levantamentos do Datafolha e do Ipec divulgados na véspera do pleito apontavam Lula 14 pontos percentuais à frente de Bolsonaro. Pesquisas anteriores também vinham indicando ampla vantagem do petista.

No entanto, após a contagem de votos, a vantagem de Lula foi de cerca de cinco pontos percentuais. Com 100% das urnas apuradas, Lula recebeu 48,43% dos votos, Bolsonaro, 43,2%.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.