Morre em São Paulo, aos 78 anos, o jornalista Carlos Brickmann

 
Um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, com visão peculiar e crítica dos fatos que movimentam a política nacional e dono de memória invejável, Carlos Brickmann morreu neste sábado (17), em São Paulo, em decorrência de infecção generalizada.

Carlinhos, como era conhecido, foi internado no começo de outubro na UTI do Hospital Sírio-Libanês com quadro de infecção urinária. Algum tempo depois, diante da melhora, foi transferido para o quarto e estava “cheio de planos”, como destaca a jornalista Marli Gonçalves, que teve o privilégio de trabalhar com o mestre Brickmann durante 30 anos.

“Ele se recuperou depois de algum tempo. Foi para o quarto. Já estava cheio de planos, conversando. Há cerca de um mês teve uma recaída da infecção e estava na UTI desde então, lutando pela vida”, disse Marli.

O jornalismo perde um dos mais respeitados profissionais. O Corinthians perde um torcedor e tanto. O UCHO.INFO perde um colaborador reconhecido e de extrema competência. O editor perde um amigo, que o acolheu há mais de 20 anos em seu retorno ao Brasil. Ucho Haddad perde não apenas uma referência jornalística, mas um companheiro fiel que nos momentos de covardes ataques saiu em sua defesa.

Editor do site Chumbo Gordo e colunista do UCHO.INFO, o que muito nos honrou e continuará honrando, Carlos Ernani Brickmann nasceu em Franca, no interior paulista, em 7 de outubro de 1944. Foi colunista, editor-chefe e editor responsável da Folha da Tarde; diretor de telejornalismo da Rede Bandeirantes; repórter especial, editor de Economia, editor de Internacional da Folha de S. Paulo; secretário de Redação e editor da Revista Visão; repórter especial, editor de Internacional, de Política e de Nacional do Jornal da Tarde; colunista do Diário do Grande ABC, da Folha de Pernambuco, do Correio Popular e do Observatório da Imprensa.

Carlinhos deixa a esposa Berta e os filhos Rafael e Esther. O velório será neste domingo (18) a partir de 11h30, e o sepultamento, às 13h, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.