Papa revela carta de renúncia em caso de impedimento por problemas de saúde

 
O Papa Francisco revelou, em entrevista publicada neste domingo (18), que assinou uma carta de renúncia caso problemas de saúde o impeçam de cumprir suas funções. O documento foi escrito em 2013, pouco depois de ter sido eleito pontífice.

Ao jornal espanhol “ABC”, o papa contou que entregou a carta ao então secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone. “Assinei a renúncia e disse-lhe: ‘Em caso de impedimento médico ou outro, aqui está a minha renúncia”, declarou.

Francisco, que completou 86 anos no sábado, disse não saber o que Bertone fez com carta, mas acredita que o atual número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, esteja com ela.

O pontífice já havia afirmado no passado que renunciaria caso tivesse problemas de saúde. Essa é a primeira vez, no entanto, que ele admite ter escrito uma carta de renúncia. Na entrevista, ele chegou a brincar que agora que revelou a existência do documento alguém pode querer exigi-lo de Bertone.

 
O Papa tem um problema de joelho inoperável, que o obrigou a usar uma cadeira de rodas nos últimos meses e, no último ano, teve de cancelar ou reduzir a sua atividade, várias vezes, devido à dor. Na entrevista, Francisco, porém, minimizou o seu desafio de mobilidade. “Governa-se com a cabeça e não com o joelho”.

Em entrevista concedida em julho passado, Francisco admitiu que teve que diminuir o ritmo. “Penso que na minha idade e, com esse impedimento, tenho de me preservar um pouco para poder servir a Igreja. Ou, ao contrário, refletir na possibilidade de me retirar”, disse.

Em comentários anteriores, Francisco saudou a decisão de seu antecessor, Bento 16, que renunciou em 2013 devido à idade avançada e à impossibilidade de desempenhar suas funções. Bento 16 foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos. Atualmente, o papa emérito vive num mosteiro no Vaticano. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.