Governo do Distrito Federal dobra número de policiais na Praça dos Três Poderes

 
A presença policial deverá ser duplicada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, conforme anúncio da governadora em exercício do Distrito Federal (DF), Celina Leão, a repórteres na segunda-feira (16), uma semana após os atos golpistas de 8 de janeiro, durante os quais milhares de bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com Leão, o batalhão de policiais militares encarregados da segurança nas sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário deverá ser aumentado permanentemente para 500 agentes em vez dos 248 atuais.

A governadora assumiu o cargo no lugar de Ibaneis Rocha, afastado da função por 90 dias por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar eventual responsabilidade nos atos que pediam uma intervenção militar.

No domingo (15), o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou que policiais militares feridos durante as invasões relataram que, entre os envolvidos, havia profissionais que conheciam as táticas usadas pela polícia.

“O que estamos enfrentando não é manifestação simples, é uma organização criminosa”, afirmou Cappelli, designado pelo Executivo como interventor federal na segurança da capital após os ataques, em entrevista à TV Globo.

O interventor disse que será investigada a participação direta ou indireta nos atos golpistas de agentes que estavam no comando da segurança de Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmaram que as invasões teriam sido improváveis sem ajuda interna, incluindo as forças de

 
Segurança reforçada

Presente ao pronunciamento a repórteres, ao lado de Leão e Cappelli, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que a segurança do DF também deverá ser reforçada em 1º de fevereiro, dia do início do ano do Poder Legislativo. Na ocasião, serão eleitos e tomarão posse os integrantes das Mesas Diretoras do Congresso. A ideia, segundo Lira, é evitar novas invasões como as ocorridas em 8 de janeiro.

“Temos que ter clareza de que muitas pessoas vão se deslocar de todos os lugares do Brasil para Brasília e de que é importante que estejamos atentos, com um plano de segurança preventivo bastante rígido”, disse Lira, para quem o dia será “emblemático”, especialmente depois dos atos golpistas. “Todo planejamento está sendo cuidado para que não haja nenhum tipo de surpresa”, afirmou.

Denúncias contra invasores e habeas corpus negado

Na segunda-feira, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, apresentou denúncia ao STF contra 39 suspeitos de envolvimento nas ações de depredação e vandalismo na sede do Senado Federal durante os atos golpistas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entregou à PGR, na última semana, representação com informações sobre os golpistas que invadiram a sede do Legislativo, além de sugestões de punições elaboradas pela Advocacia-Geral do Senado.

Na denúncia encaminhada ao STF, o subprocurador-geral da República pede a prisão preventiva dos denunciados, o que considera essencial para impedir novos crimes violentos contra o Estado democrático de direito, além do bloqueio de bens no valor total de R$ 40 milhões para reparar os prejuízos materiais ao patrimônio público, assim como os danos morais coletivos, e a perda dos cargos ou funções públicas dos denunciados.

Carlos Frederico Santos pede que os ministros do STF adotem as medidas necessárias para impedir que os denunciados deixem o país sem prévia autorização judicial e a preservação de material existente nos perfis dessas pessoas nas redes sociais.

Também na segunda-feira, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, negou dois pedidos de liberdade a presos após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O magistrado rejeitou a libertação por questões processuais. Citando jurisprudência da Corte, Lewandowski entendeu que não pode julgar, por meio de habeas corpus, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão de todas as pessoas que estavam no acompanhamento instalado no quartel do Exército em Brasília no dia dos ataques. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.