Parlamento russo aprova punição a quem criticar mercenários que lutam na Ucrânia

 
Legisladores russos aprovaram nesta terça-feira (14) uma lei que prevê até 15 anos de prisão para quem criticar os mercenários que estão lutando na guerra da Ucrânia, como os do Grupo Wagner.

“Todos aqueles que hoje arriscam as suas vidas para garantir a segurança do país e dos cidadãos estão protegidos de provocações e mentiras” com a nova lei, afirmou o presidente da Duma (câmara baixa do Parlamento), Vyacheslav Volodin.

A legislação foi aprovada apesar de ser ilegal servir como mercenário na Rússia. O termo usado no projeto de lei é “voluntários”. O projeto deverá passar sem maiores dificuldades pela câmara alta do Parlamento e depois receber a assinatura do presidente russo, Vladimir Putin, para virar lei.

 
Exigência de Prigozhin

O texto atende a uma exigência do chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin. Em janeiro, ele pediu ao Parlamento para eliminar a cobertura negativa da mídia sobre seus “voluntários”. Na época, Volodin declarou que apoiava a ideia.

O Grupo Wagner tem estreitas ligações com o Kremlin e já recrutou milhares de mercenários nas prisões russas. O grupo lidera o ataque em Bakhmut, o epicentro atual dos combates no leste da Ucrânia.

Nas últimas semanas, o Grupo Wagner, que atua com muita autonomia no terreno, tem mantido relações tensas com o Ministério da Defesa da Rússia, a quem acusa de incompetência ou mesmo de traição por falta de fornecimento de munições de artilharia.

Desde que as leis sobre “difamação” de militares foram aprovadas, no início da guerra da Ucrânia, mais de 5.800 pessoas já foram acusadas de desacreditar as Forças Armadas, segundo o levantamento do grupo de direitos humanos OVD-Info. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.