Morre na Suíça, aos 83 anos, Tina Turner, a Rainha do Rock ’n Roll

 
A cantora Tina Turner morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos. Uma das maiores vozes do rock, Tina faleceu morreu na Suíça, em sua casa, na cidade de Kusnacht, próximo a Zurique. A informação foi confirmada por assessores ao site Sky News.

“Tina Turner, a Rainha do Rock’n Roll, morreu em paz hoje aos 83 anos após uma longa doença”, confirmou o porta-voz da cantora. “Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um modelo a ser seguido”, declarou a assessoria.

Embora não tenha sido revelada a causa da morte, Tina Turner enfrentou recentemente alguns problemas de saúde. Em 2016, foi diagnosticada com câncer no intestino e, no mesmo ano, sofreu um AVC. Em 2017, precisou passar por transplante de rim. O órgão foi doado por seu marido, o músico Erwin Bach, com quem era casada desde 2013.

Nascida Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, em Bronwsville, no estado norte-americano do Tennessee, Tina é filha de Zelma Priscilla Currie e Floyd Richard Bullock. A família morava em uma comunidade rural e, durante a infância, Tina chegou a colher algodão nas plantações locais.

Em 8 de dezembro de 2022, Ronnie Turner, filho de Tina, faleceu em decorrência de um câncer. Na ocasião, a polícia local foi informada de que Ronnie foi encontrado com dificuldades para respirar nas ruas de San Fernando Valley, na Califórnia.

 
Tina Turner foi uma das vozes mais espetaculares e admiradas no mundo da música. Seus grandes sucessos incluem músicas como “What’s Love Got to Do with It”, “The Best”, “Proud Mary” e “I Don’t Wanna Lose You”. A energia que demonstrava no palco era tão surpreendente quanto contagiante. Além disso, Tina também era conhecida por ser dona das mais belas pernas do showbiz. E

O editor do UCHO.INFO teve o privilégio de assistir ao show “Divas Live II – VH1 Save the Music”, no Beacon Theatre, em Nova York. A participação de Tina Turner, ao lado de outras estrelas da música – Whitney Houston, Cher, Chaka Khan, Mary J. Blige, entre outras – foi inesquecível, desde a sua chegada ao local do show até a última nota musical. Com Elton John, convidado especial da VH1, Tina “incendiou” o Beacon Theatre. Em 2021, a cantora recebeu o prêmio “Rock & Roll Hall of Fame”.

O início da carreira Tina se deu por volta de 1957, quando foi descoberta por Ike Turner em um clube noturno que frequentava com as irmãs. A partir de então, Tina começou a cantar com Ike e, a partir da década de 60, saíram em turnê no duo Ike & Tina Turner.

A dupla correu os Estados Unidos embalando sons de R&B e rock. O enorme sucesso da dupla terminou por causa do vício de Ike em cocaína, além dos muitos anos de abuso físico e emocional pelos quais Tina passou ao lado dele. A cantora pediu o divórcio em julho de 1976, quando já havia iniciado os preparativos para a carreira solo.

Nos anos 80, seu álbum “Private Dancer”, com o hit “What’s Love Got to do With It”, ganhou o Grammy de Gravação do Ano e foi o seu primeiro e único número um no ranking Hot 100 da Billboard. Em 1988, entrou para o Guiness Book com o maior show de uma cantora solo, no Maracanã, Rio de Janeiro.

A história de Tina Turner já foi contada no filme de 1993 “Tina” e no musical da Broadway “Tina – The Tina Turner Musical”.

 

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.