Proteína pode ser nova arma no combate ao envelhecimento

 
Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) identificaram uma proteína fundamental, capaz de fornecer informações valiosas para a reversão do envelhecimento.

A descoberta, recém-publicada na revista de biologia celular “Development Cell”, poderá aplainar o caminho para o futuro desenvolvimento de intervenções terapêuticas contra enfermidades relacionadas à idade, além de diversas patologias mitocondriais.

O grupo dirigido por Tom Cheung, professor associado de ciências da vida da HKUST, identificou a função da proteína CPEB4, que permite a atividade de união do RNA mensageiro, em ajudar a preservar o metabolismo, regulando a biossíntese de proteínas mitocondriais.

Com o passar do tempo, as células animais passam por um processo de senescência, no qual deixam de proliferar-se, mas não morrem. Essas “células não funcionais” se acumulam no organismo, causando deterioração e contribuindo para as alterações associadas ao envelhecimento.

 
Mais vitalidade e resistência celular

Os cientistas de Hong Kong constataram que os níveis de CPEB4 diminuíam nos tecidos envelhecidos dos camundongos, sobretudo nos músculos esqueléticos. Do mesmo modo, encontraram sinais de “envelhecimento” após lesões, indicados por uma maior presença do marcador beta-galactosidase associado à senescência (SA-β-gal), em comparação com músculos adultos saudáveis.

Em laboratório, a reintrodução da CPEB4 nas células-tronco musculares (MuSC) envelhecidas promoveu aumento da produção de proteínas mitocondriais e de energia, assim como notável resistência à senescência celular. Isso, por sua vez, resultou numa melhora da reparação muscular. A expressão de CPEB4 em várias linhas celulares humanas igualmente proporcionou maior proteção contra o envelhecimento das células.

Para o professor Cheung, “este trabalho assenta as bases para seguir estudando a viabilidade de desenvolver CPEB4 como possível alvo terapêutico para diversas doenças mitocondriais”, entre elas a síndrome de Leigh, uma condição neurológica degenerativa hereditária. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.