Em Paris, Lula participa de festival de música e discursa a favor da Amazônia, ao lado da banda Coldplay

 
Em sua viagem pela Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença, nesta quinta-feira (22), no festival “Power Our Planet”, no Campo de Marte, próximo à Torre Eiffel, em Paris. O petista fez um discurso pró-Amazônia e afirmou que países desenvolvidos precisam financiar a preservação de florestas tropicais ao redor do planeta por “dívida histórica”.

“Não foi o povo africano que poluiu o mundo. Não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nestes últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou o presidente que foi ovacionado pelo público.

Convidado para discursar pela banda Coldplay, Lula iniciou o discurso destacando que na América do Sul existem oito países amazônicos, além do Brasil, abrigando cerca de 400 povos indígenas. O presidente também fez uma introdução da Amazônia, lembrando ser a maior floresta tropical do planeta e que a região corresponde a 6% da superfície da Terra.

 
O petista também destacou a capacidade do Brasil de gerar energia renovável e reforçou o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. “Seremos muito duros contra toda e qualquer pessoa que queira derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado. Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo pertence a toda humanidade”, disse.

Lula aproveitou o evento para convidar o público para participar da COP 30 – Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, que pela primeira vez será realizada no Brasil, em Belém, no Pará.

“Iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios”, disse o presidente brasileiro.

O “Power Our Planet” é um festival organizado pelo “Global Citizen”, movimento que se dedica a adotar ações contra a extrema pobreza. Entre os artistas que se apresentam estão a cantora Billie Eilish e Lenny Kravitz.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.