Donald Trump é indiciado por tentar reverter resultado da eleição presidencial de 2020

 
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi formalmente acusado nesta terça-feira (1) de tentar reverter ilegalmente o resultado das eleições americanas de 2020. Trump pressionou autoridades eleitorais estaduais para adulterar a contagem de votos e instigou uma invasão do Capitólio, a sede do Congresso norte-americano, por uma turba de extremistas em 6 de janeiro de 2021.

No dia da criminosa invasão do Capitólio, que terminou com a morte de cinco pessoas e 140 policiais feridos, os parlamentares realizavam a certificação da vitória do democrata Joe Biden.

De acordo com a rede CNN, o promotor especial Jack Smith apresentou quatro acusações contra o político republicano: conspiração para defraudar os Estados Unidos, conspiração contra direitos, conspiração para obstruir um procedimento oficial, e obstrução e tentativa de obstrução de um procedimento oficial. As novas acusações são as mais graves até agora contra o republicano, que já enfrenta uma série de problemas na Justiça.

“Apesar da sua derrota, o réu estava determinado a manter-se no poder. Como resultado, por mais de dois meses após a eleição de 3 de novembro de 2020, o réu espalhou falsidades de que houve fraude”, diz a denúncia contra Trump, que atualmente é pré-candidato nas primárias republicanas para as eleições de 2024. “Essas afirmações eram falsas, e o réu sabia que eram falsas”, acrescenta.

Smith já havia apresentado acusações contra Trump pela má gestão de documentos sigilosos do governo. O ex-presidente também enfrenta um julgamento em Nova York por supostamente pagar propina a uma atriz pornô para silenciá-la às vésperas da eleição.

 
A denúncia menciona seis co-conspiradores, mas nenhum deles é identificado. Trump é o único réu nomeado. De acordo com relatos da mídia dos EUA, Trump será convocado para comparecer ao tribunal, em Washington, em 3 de agosto.

Trump respondeu chamando Smith de “enlouquecido” e afirmando que ele emitiu “mais um Falso indiciamento” para “interferir na eleição presidencial”. “Por que eles não fizeram isso há 2,5 anos?”, disse Trump em uma mensagem em sua plataforma Truth Social. “Por que esperaram tanto tempo?” “Porque eles queriam fazer isso bem no meio da minha campanha”, disse.

O milionário bufão tem repetidamente classificado a investigação como uma “caça às bruxas” política organizada pelo Departamento de Justiça.

Os problemas podem não ficar por aqui para Trump: a procuradora Fani Willis, do estado da Geórgia, deverá também anunciar até setembro o resultado da sua investigação sobre as pressões que Trump exerceu para tentar alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020 neste estado do sul do país.

O republicano, que já tinha sido acusado de 37 crimes, chegou na última quinta-feira à marca de 40 acusações criminais. Ele foi acusado, entre outros crimes, de pedir que seus funcionários apagassem vídeos de câmeras de segurança relacionados à retenção dos documentos secretos. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.