Alemanha prende militar suspeito de espionar para a Rússia

 
Um alemão que atuava nas Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) foi preso nesta quarta-feira (9) sob suspeita de espionagem para Moscou, informaram promotores federais.

O suspeito foi detido na cidade de Coblença, no estado de Renânia-Palatinado, no oeste alemão. Os promotores disseram que o suspeito havia ido diversas vezes ao consulado russo na cidade de Bonn, no estado vizinho da Renânia do Norte-Vestfália, e à embaixada russa em Berlim.

O que se sabe sobre o suspeito?

O homem, identificado como Thomas H, visitou a embaixada e o consulado russo “por iniciativa própria” desde maio e ofereceu sua cooperação, segundo os promotores.

Ele é suspeito de fornecer informações sobre seu trabalho em uma divisão da Bundeswehr para as missões diplomáticas com a intenção de que fossem repassadas ao serviço secreto russo.

Um comunicado da Promotoria federal informou que o homem trabalhava para o escritório federal de equipamentos, tecnologia da informação e suporte a serviço da Bundeswehr, responsável por equipar as Forças Armadas com materiais e armamentos, assim como por desenvolver, testar e adquirir tecnologias de uso militar.

“Há fortes suspeitas de que o acusado trabalhava para um serviço de inteligência estrangeiro”, disse a Promotoria. O apartamento e o local de trabalho do homem foram revistados pelos investigadores.

As investigações foram conduzidas em estreita coordenação entre a inteligência militar e a agência de segurança interna da Alemanha, o Departamento Federal de Proteção da Constituição, em alemão Bundesamt für Verfassungsschutz (BfV).

 
Órgão alerta sobre espionagem russa

Em junho, o BfV alertou para uma “operação agressiva de espionagem russa” e que o Kremlin tinha um interesse crescente na coleta de informações.

“No futuro, espera-se uma operação de espionagem russa mais clandestina e agressiva, bem como atividades no espaço cibernético originárias da Rússia”, afirmou o órgão.

O relatório disse que os serviços de inteligência russos estavam tentando “trazer novos funcionários para a Alemanha”.

Em meados de abril, a Alemanha expulsou vários diplomatas russos devido a preocupações com espionagem, e em reação Moscou ordenou que mais de 20 diplomatas alemães deixassem a Rússia.

Um mês depois, a Rússia limitou a 350 o número de servidores alemães no país, o que resultou na saída forçada de centenas de trabalhadores de missões diplomáticas e outras instituições.

Em resposta, Berlim ordenou o fechamento de quatro dos cinco consulados da Rússia na Alemanha. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.