Francisco Dornelles, ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Rio de Janeiro, morre aos 88 anos

 
Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, Francisco Oswaldo Neves Dornelles (PP). Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. A informação foi confirmada pela unidade hospitalar e pelo secretário da Saúde do estado, Dr. Luizinho. A causa da morte não foi divulgada.

Parente de dois ex-presidentes brasileiros, Tancredo Neves e Getúlio Vargas, o político acumulou cargos de destaque em sua longa carreira: foi ministro da Fazenda e de mais duas pastas, senador da República, deputado federal e governador do Rio de Janeiro.

Nascido em Belo Horizonte, em 7 de janeiro de 1935, Dornelles iniciou os estudos em São João Del Rei, também em Minas Gerais. Foi lá que aumentou a proximidade com o tio Tancredo Neves.

 
Ainda jovem, Francisco Dornelles se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Foi na antiga capital federal que se formou em Direito. Em seguida, especializou-se em finanças públicas na França e em tributação internacional na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Na volta ao Brasil, dedicou-se à carreira acadêmica. A influência de parentes famosos, como Tancredo e Getúlio, foi determinante para o futuro de Dornelles.

Foi secretário particular de Tancredo Neves e exerceu dezenas de cargos públicos, ainda durante o governo militar. Foi secretário da Receita Federal, em 1979, e se elegeu deputado federal cinco vezes seguidas, entre 1987 e 2003. Fez parte da Assembleia Nacional Constituinte, ajudando a aprovar a Constituição Federal de 1988.

Foi ministro da Fazenda, em 1985, no primeiro governo civil, depois de mais de 20 anos de regime militar no País. No governo de Fernando Henrique Cardoso, esteve à frente do Ministério de Indústria, Comércio e Turismo e do Ministério do Trabalho e Emprego.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.