Lula e Volodymyr Zelensky “quebram o gelo” durante encontro em Nova York

 
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tiveram seu primeiro encontro presencial nesta quarta-feira (20), em Nova York. A comitiva ucraniana chegou cinco minutos após o horário marcado, 16h (17h em Brasília), despistando a imprensa internacional ao entrar por uma porta lateral do hotel em que Lula está hospedado.

A reunião a portas fechadas, logo após um encontro entre Lula e seu homólogo americano, Joe Biden, transcorreu no âmbito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Do lado brasileiro, estavam também presentes o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial e ex-chanceler Celso Amorim, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Minutos após a bilateral, Lula postou no X (ex-Twitter): “Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.”

O ministro do Exterior ucraniano, Dmytro Kuleba, falou de uma “quebra de gelo” entre os dois países: “Não que houvesse gelo nas nossas relações, mas o encontro foi muito caloroso.”

 
Ênfase na paz

Na prática, as relações Ucrânia-Brasil estavam consideravelmente tensas desde que, no primeiro semestre, Lula atribuíra a Kiev e Moscou o mesmo grau de responsabilidade na guerra russa na Ucrânia, entre outros comentários desconcertantes. Neste meio tempo, sua posição parece ter se abrandado.

Em seu discurso desta terça-feira na Assembleia Geral da ONU, apesar de só mencionar o conflito brevemente e evitar julgamentos sobre suas causas, o chefe de Estado brasileiro enfatizou a necessidade de aprimorar os mecanismos internacionais contra as agressões militares.

“A guerra da Ucrânia escancara nossa incapacidade coletiva de fazer prevalecer os propósitos e princípios da Carta da ONU. Não subestimamos as dificuldades para alcançar a paz. Mas nenhuma solução será duradoura se não for baseada no diálogo. Tenho reiterado que é preciso trabalhar para criar espaço para negociações.”

Ainda assim, antes da reunião bilateral desta quarta-feira em Nova York Lula enfatizou que ela se realizava a pedido do governo ucraniano e que falaria com seu homólogo “sobre os problemas que ele quer conversar comigo”, segundo o site G1. Quanto a suas expectativas para o encontro, disse que ele seria entre “dois presidentes de países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões”.

Após a conversa, porém, Zelensky mostrou-se satisfeito, postando no X: “Em seguida a nossa conversa honesta e construtiva, nós instruímos nossas equipes diplomáticas para trabalharem nos próximos passos de nossas relações bilaterais e esforços de paz. O representante brasileiro vai continuar a tomar parte nas reuniões da Fórmula para a Paz.” (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.