Inteligência artificial afetará 40% dos empregos, afirma diretora-geral do FMI

 
A inteligência artificial (IA) apresenta riscos para empregos em todo o planeta, mas também oferece uma grande oportunidade para impulsionar os níveis de produtividade e alimentar o crescimento global, afirmou, neste domingo (14), a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

“As economias avançadas e alguns mercados emergentes verão 60% de seus empregos afetados”, disse ela em entrevista à agência de notícias AFP em Washington, citando novo relatório do FMI sobre o assunto.

“E depois cai para 40% nos mercados emergentes e 26% nos países de baixa renda”, acrescentou. No geral, quase 40% dos empregos globais estão expostos à IA. Ela também destaca que, quanto mais qualificado for o emprego, mais ele será afetado pela IA.

Georgieva disse que esses impactos não serão necessariamente negativos, pois também podem resultar num aumento de rendimentos. O relatório observa que metade dos empregos afetados pela IA será de forma negativa, enquanto o restante poderá, na verdade, se beneficiar do aumento da produtividade.

“Seu emprego pode desaparecer completamente, o que não é bom. Ou a IA pode melhorar seu emprego, então você será mais produtivo e seu nível de renda aumentará”, disse Georgieva pouco antes de partir para o Fórum Econômico Mundial, que começou nesta segunda-feira (15) em Davos, na Suíça.


 
De acordo com o FMI, os empregos mais seguros entre os altamente expostos são aqueles com uma alta complementaridade à IA, ou seja, a tecnologia vai auxiliar no trabalho, não substituí-lo. É o caso de cirurgiões, advogados e juízes, por exemplo.

Já os empregos de alta exposição com baixa complementaridade (ou seja, com potencial para serem substituídos pela IA) serão mais afetados, como o telemarketing.

Desigualdades salariais

Os dados provêm de um relatório divulgado pelo FMI antes das reuniões do Fórum Econômico Mundial. O documento alerta que a IA poderá agravar as desigualdades salariais, prejudicando sobretudo a classe média, enquanto os trabalhadores com rendimentos já elevados poderão ver os seus salários aumentarem ainda mais.

“É certo que haverá um impacto”, disse Georgieva, destacando que a IA pode acabar com alguns empregos e melhorar outros. A dirigente defendeu que a prioridade deve ser ajudar os trabalhadores afetados e dividir os ganhos de produtividade.

“Precisamos nos concentrar em ajudar os países de baixa renda, em particular, a se moverem mais rapidamente para aproveitar as oportunidades que a inteligência artificial apresentará”, destacou.


 
De acordo com o relatório, Singapura, Estados Unidos e Canadá são os países mais bem preparados até agora para a integração da IA.

“A verdadeira questão é deixar de lado os receios ligados à IA para nos concentrarmos em como obter o melhor benefício para todos”, afirma Georgieva.

Especialmente porque, num contexto de abrandamento do ritmo de crescimento global, são “desesperadamente” necessários elementos capazes de aumentar a produtividade, defendeu a dirigente

“A inteligência artificial pode ser assustadora, mas também pode ser uma grande oportunidade para todos”, disse.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.