Sob o domínio dos idiotas

(*) Gisele Leite

Conhecido como o “Anjo Maldito”, Nelson Rodrigues tinha assertivas memoráveis. Vejamos uma: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”. A escassez de líderes e o poder dos idiotas confirmam a profecia de Nelson…

Há uma perigosa proliferação coincidente com os exercícios de seus podres poderes. E, fazem-lhes agirem como autênticos “donos do mundo”. Pobres e reles seres humanos que atuam como meros coadjuvantes de uma História que não merecia ser narrada e contada de forma tão infeliz.

A Avenida Paulista testemunhou a confissão de Jair Bolsonaro que preferiu silenciar durante o depoimento dado à Polícia Federal. Sabemos que um verdadeiro líder é quem tem competência para reconhecer e respeitar o poder das palavras que podem derrubar mísseis e até desarmarem bombas atômicas.

Aliás, diante da estupidez da beligerância idiota, cabe invocar Napoleão Bonaparte que difundiu que “um líder é o vendedor de esperança”…

Em pleno século XXI, diante da contundente revolução tecnológica, da cognição a criação, a dinâmica acelera o estágio de desumanização. Enfim, as vidas humanas foram transformadas em campos de batalha e o território das crueldades vão bem além da Faixa de Gaza

Com a profusão das redes sociais que se tornaram veículos para diversas causas e, também libertaram a fúria reacionária para produzir os efeitos mais preocupantes e danosos à democracia.

Outra frase, a do Umberto Eco, escritor italiano, não poderia ser mais precisa: “As mídias sociais deram a palavra a uma legião de imbecis que antes só falavam numa mesa de bar depois de uma taça de vinho, sem causar qualquer prejuízo à coletividade”.

O protesto convocado pelo ex-presidente da República recentemente, que aconteceu justamente em meio ao progresso das investigações da Polícia Federal sobre suposto golpe de Estado que fora até minutado e que o ex-presidente é acusado de ter participado. Isso sem contar outras pessoas ligadas ao ex-presidente.

Ao todo, ao menos, centro e quarenta e três políticos eleitos compareceram no ato. Entre estes estavam os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Jorginho Mello (PL-SC) e Romeu Zema (Novo-MG) estavam presentes no evento.

Enfim, pontificou Bolsonaro que busca “passar borracha no passado”, o problema que com as provas já acostadas e, ainda, com delações premiadas em curso, seu comprometimento se materializa crescentemente.

Mais uma vez, ofendeu o Ministro do STF Alexandre de Moraes a quem chamou de canalha e, ainda, insistiu em atacar as urnas eleitorais e o STF.

Apesar do discurso antidemocrático e, o apaziguador foi outro ex-presidente Michel Temer. Entre o fogo e a fumaça, reinam solitárias as cinzas da democracia brasileira.

Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia? (Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? Quam diu etiam furor iste tuus eludet? Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?)

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.