Não vai doer!

(*) Lêda Lacerda

Interessante como as pessoas repetem essas palavras sem saberem o tamanho da sua dor. Uma despedida só dói para quem fica, para os outros é fácil dizer vai passar…

Essa ausência pode ser a despedida de um grande amor, de uma antiga amizade ou mesmo algo inexorável como a morte, a despedida definitiva!

Estranho quando acaba um grande amor, seja pelo fim de um relacionamento sério e de vários anos, seja por aquela amizade de ” irmãs” que a gente jurava ser por toda vida ou seja pela grande e final despedida, a morte!

No começo nos dá um sentido de não ser real, pois afinal o Sol continua brilhando, as pessoas continuam nos seus afazeres e parece que a rotina de todos continua igual.

Mas isso é irreal porque uma despedida só dói para quem fica, para os outros é simplesmente banal. E quantas vezes tentando nos consolar vem a frase ” vai passar”…

Seria tão bom se esse conselho fosse verdadeiro, mas não é. Parece que querem consolar a criança à frente de uma injeção, dizendo – não vai doer… As crianças sabem que é mentira e quem perde a pessoa amada também sabe.

Não dói? Então experimente ficar ali no escuro, à espera de que as lágrimas acabem, contando as horas para afastar as memórias de tudo de bom que passamos. As recordações são seletivas, pois só nos fazem lembrar dos bons momentos que continuam na nossa lembrança. Depois me digam se dói ou não.

É incrível como um simples adeus muda uma vida. É estranho como o silêncio de uma casa vazia faz voltar toda a dor e a saudade.

E mais cruel de tudo é que temos de resistir a essa dor e procurar alguma esperança para que a vida continue a fazer sentido.

Mas dói, dói muito, não encontrar na ausência a presença daqueles que amamos e por quem poderíamos dar a nossa própria vida!

(*) Lêda Lacerda – paulistana, estudou no Colégio Rio Branco e formou-se em enfermagem pela USP. Sempre se interessou por moda e nas horas vagas por escrever sobre experiências de vida. Anos mais tarde, ingressou profissionalmente no universo da moda, tendo também se dedicado à formação de modelos e atores. A paixão pela escrita permanece até hoje, hobby que usa para traduzir em letras a emoção e o amor que marcam seu cotidiano.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.