Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia que foi diagnosticado com câncer no esôfago

 
Ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29) que está com um tumor no esôfago. Mujica deixou a Presidência em 2015 e ainda é considerado uma das principais referências da esquerda latino-americana.

O próprio Mujica anunciou a doença durante entrevista coletiva com a participação de ativistas. Ele disse que o diagnóstico foi feito na última semana durante exames de rotina.

Conhecido também por sua resiliência, Pepe Mujica, uma das principais figuras da política uruguaia, alertou para sua condição de saúde. De acordo com ele, quimioterapia ou cirurgia são opções pouco prováveis por conta de doença imunológica que carrega há mais de vinte anos e que afeta pincipalmente o funcionamento dos rins.

“Mais de uma vez a morte rondou minha cama, mas eu fui protegido. Desta vez parece que ela vem com a foice em punho”, disse Mujica, sentado em frente a bandeiras do Movimento Participação Popular (MPP), do qual é líder. “Veremos o que acontece”, disse. “Enquanto puder, seguirei militando e entretido com minhas verduras”, completou.


 
Ao jornal uruguaio “El País”, sua médica pessoal, Raquel Pannone, afirmou que não há qualquer detalhe sobre o quadro de saúde ou eventuais linhas de tratamento, uma vez que o diagnóstico do tumor é recente.

Ex-integrante do Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros, Mujica foi eleito em 2009, quando derrotou nas urnas Luis Alberto Lacalle, o pai do atual presidente uruguaio, Lacalle Pou, de centro-direita. Quando empossado, no ano seguinte, tornou-se o presidente mais velho da história do país sul-americano.

Mujica foi preso político da brutal ditadura militar uruguaia durante 13 anos. Viveu em condições subumanas, como relatado por ele e por colegas de cárcere diversas vezes, e foi torturado.

Desde que deixou a Presidência do Uruguai, Mujica assumiu como senador, mas renunciou ao cargo em 2020, ocasião em que citou a doença autoimune.

Com o fim da pandemia, Mujica participou de diversas campanhas de candidatos de esquerda e centro-esquerda em países vizinhos. Mujica participou da campanha de Lula (PT) à Presidência em 2022, quando o petista disputou com Jair Bolsonaro.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.