Alexandre de Moraes manda soltar o ex-ajudante de ordens e delator Mauro Cid

 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (3), a soltura de Maur César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro na Presidência e delator no âmbito de investigações da Polícia Federal (PF).

O Exército aguarda a notificação oficial por parte do STF, mas a expectativa é que Cid deixe o Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília, nas próximas horas.

É a segunda vez que Mauro Cid reconquista a liberdade. O ex-ajudante de ordens foi preso em maio de 2023 por fraudar cartões de vacinação contra Covid-19. Ele deixou a prisão em setembro do ano passado, após fechar acordo de colaboração premiada.

Cid foi preso novamente em março deste ano, após a divulgação de áudios em que o militar faz críticas ao ministro Alexandre de Moraes e à PF. Nas gravações ele afirma que os investigadores têm “narrativa pronta” sobre os fatos que ele deveria relatar.

Obstrução de Justiça

Moraes determinou a prisão do tenente-coronel em março passado por obstrução de Justiça. A decisão aconteceu após oitiva presidida pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Moraes.

O ministro do STF entendeu que Cid, ao compartilhar áudios comentando temas do seu acordo, violou a obrigação de manter sigilo sobre a delação. Também apontou que suas ações podiam dificultar as investigações e configurar obstrução de Justiça.

Mauro Cid prestou vários depoimentos à Polícia Federal, sendo o último na semana passada, por videoconferência.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.